Tartarugas recuperadas no Zoomarine vão ser devolvidas ao mar

O Zoomarine e a Marinha Portuguesa vão levar a cabo, esta segunda-feira, 30 de julho, entre as 7h45 e as 12h30, numa ação de conservação da Natureza, em que serão devolvidas duas tartarugas marinhas ao seu habitat natural.

Trata-se da Oculus e a Océane, que chegaram ao centro de reabilitação do Zoomarine há mais de um ano. Na altura, pesavam, respectivamente, 4,2 e 1,3 quilos. Agora, regressam ao selvagem muito mais fortes, bem mais saudáveis e bem mais nutridas, pesando cada uma delas mais 10 quilos do que na altura.

A Marinha fará o transporte dos dois répteis, acompanhados por uma equipa de reabilitadores, por via da lancha de fiscalização rápida Pégaso. De forma a proteger estas tartarugas (Oculus e Oceáne) das eventuais ameaças presentes nos mares e oceanos, a sua devolução será feita num local afastado da costa, a 12 milhas náuticas a sul de Portimão.

Segundo informação das duas entidades, atualmente “existem sete espécies de tartarugas marinhas nos nossos oceanos, sendo que todas elas se encontram ameaçadas de extinção. Todos os verões o Zoomarine devolve ao mar tartarugas marinhas que estiveram em processo de reabilitação no seu Porto D’Abrigo”.

A bordo da embarcação estarão, também, as escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães que farão a devolução das tartarugas ao oceano.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

IMG_8780

Exposição “Mercado Municipal de Faro – uma viagem no tempo” peregrina até à Biblioteca da Universidade do Algarve

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Foi lançado concurso para mais uma obra de eficiência hídrica no concelho de Lagos

cmfaro

Município de Faro transfere mais de 2,5 milhões de euros para escolas

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728