Lagos recebe visita da Cônsul Geral da República de Angola em Lisboa

O município de Lagos teve ontem a visita oficial da Embaixadora Vicência Brito, Cônsul Geral da República de Angola em Lisboa. Recebida pelo executivo municipal no auditório do Ed. Paços do Concelho séc. XXI, a diplomata teve ainda a oportunidade de tomar contacto com os serviços de atendimento ao público do Gabinete do Cidadão e Empresas, onde funciona, entre outras valências, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), e de visitar o Museu de Lagos.

Explicando o enquadramento desta visita, Vicência Brito salientou a importância do diálogo com os municípios, o qual tem procurado incrementar, especialmente nesta região onde existe uma grande comunidade angolana e à qual o consulado se desloca regularmente, pelo menos a cada seis ou três meses, no âmbito do trabalho itinerante que visa trazer os serviços consulares ao contacto direto com as autoridades locais e com as comunidades, para melhor conhecer as suas necessidades e dificuldades. O objetivo – referiu também – é garantir a integração dos cidadãos angolanos e fazer com que estes sejam elementos ativos, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde estão a residir.

Nas palavras de boas-vindas e acolhimento, o autarca Hugo Pereira garantiu que a Câmara Municipal tem a sua porta sempre aberta para receber e auxiliar os cidadãos angolanos, que em Lagos encontram um porto de abrigo, bem como para assumir, caso se entenda vantajoso, um papel mais ativo como ponto de ligação entra essa comunidade aqui residente e os serviços consulares do seu país de origem, relação institucional que só tem a ganhar com esta maior proximidade. Lembrando os laços históricos e culturais que unem os dois países, Hugo Pereira afirmou ser uma responsabilidade dos dirigentes políticos cultivar essa proximidade com atos concretos de cooperação, mostrando-se disponível para encetar conversações para que o município estreite relações com uma comunidade local angolana onde se identifiquem sinergias proveitosas para ambas as partes.

Uma ideia acolhida com entusiasmo pela Embaixadora Vicência Brito, que se prontificou a lançar o repto junto das autoridades regionais e locais angolanas, nível de atuação que considera estratégico, pois é nele que se desenvolve um trabalho mais pessoal, mais humano e interativo.

Embaixadora de carreira, Vicência Ferreira Morais de Brito está há cerca de dois anos no cargo de Cônsul Geral de Angola em Lisboa, tendo anteriormente exercido as funções de Diretora para Europa do MIREX (Ministério das Relações Exteriores de Angola) e chefiado a Missão Consular da República de Angola em Londres, entre outras funções. Nesta visita a Lagos, a diplomata fez-se acompanhar do Vice-Cônsul para o Sector Comunitário, Isidro Adriano.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Imagem-WhatsApp-2024-04-11-as-19.09.38_be4c9fec

Faro recebe amanhã a 8ª “Meia Maratona Água de Faro”

Conversas-Boca-Aberta

“Conversas de Boca Aberta” chegam a Lagos

CAL_Estombar

Evento Desportivo “Caminhadas ao Luar 2023” distinguido com o prémio “Evento Desportivo do Ano”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728