Hospital Particular do Algarve promove palestra sobre a doença de Parkinson

Para assinalar o Dia Mundial da Doença de Parkinson que se comemora no próximo dia 11 de abril, a equipa de Reabilitação do Hospital Particular do Algarve – Alvor organizou uma palestra no Auditório da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes que conta com a intervenção de vários profissionais.

A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, a seguir ao Alzheimer, crendo-se que existam em Portugal cerca de 20 mil doentes, surgindo por ano mais de 1.800 novos casos.

O Parkinson apresenta-se com alguns sintomas motores clássicos como a rigidez muscular, o tremor de repouso e a dificuldade em iniciar o movimento, mas também podem estar presentes alterações da fala, da deglutição, do sono e mesmo distúrbios psicológicos e cognitivos.

Apesar dos avanços importantes no diagnóstico e no tratamento que se têm observado nos últimos anos, muitas ainda são as dúvidas que se mantêm ao nível da sua cura. No entanto, há duas conclusões que a ciência assume como determinantes: os doentes de Parkinson devem manter-se ativos quer fisicamente, quer mentalmente.

Nesta palestra, que se inicia às 16 horas poderemos ouvir falar médicos, fisioterapeuta, terapeuta da fala, nutricionista e neuropsicólogo, além dos testemunhos dos doentes que frequentam o programa de reabilitação no Hospital Particular do Algarve – Alvor.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

2022_1025-Habitacao-Lote-23-BSJ3-SITE

Município de Lagos abre concurso para a construção de mais habitação

Taxas Euribor

Euribor desce a três, a seis e a 12 meses

fb_Marchas-Populares-590-1

Vem aí a 5.ª edição das Marchas Populares

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728