Como estabelecer o EQUILíBRIO nos Negócios e na nossa Vida Pessoal?!

Hoje, estive a almoçar com uma empresária que actualmente está a recuperar de uma doença oncológica. Já conheço essa Senhora há algum tempo e admiro-a pela tenacidade nos seus objectivos e forma de estar na VIDA e nos NEGÓCIOS!

Todos nós já passámos por desafios individuais e empresariais! Eu próprio como Coach Empresarial igualmente já tive que ultrapassar situações desafiantes também na minha empresa e nas empresas que acompanho!

O mercado muda, as nossas perspectivas mudam, enfim TUDO MUDA! O Segredo está na capacidade de adaptação constante e na velocidade de decisão para que possamos corrigir a  rota atempadamente!

Tanto uma empresa como a nossa vida pessoal, são dinâmicas! E, por esse motivo, necessitamos de ferramentas práticas para estabelecer esse equilíbrio.

Existem características que podem ser desenvolvidas no empresário, tais como:

  1. Resiliência – A reacção positiva face às adversidades. Ter a capacidade de superação dos desafios sempre com positividade. Construir a resistência mental para preparar um cenário positivo e acreditar nele!
  2. Aprender com os erros, mas também evitá-los. É quase impossível não errar durante o nosso percurso profissional pelas variadas razões: experimentação de novas técnicas, início de actividade, inovação, adaptação ao crescimento e ao mercado, adaptação de novos colaboradores à empresa, enfim, um sem número de situações possíveis!
  3. Ser humilde. Desenvolver aprendizagens é uma construção constante, mas para que isso aconteça, há que estar aberto(a) para igualmente estarmos receptivos a “entrarem” novos conceitos e aceitá-los numa prática para a EXCELÊNCIA. Mas com a SIMPLICIDADE necessária! Aceite os conselhos  dos outros. Tenha uma predisposição para a MUDANÇA!
  4. Valorizar o seu próprio trabalho e da sua Equipa. Certamente com os desafios que já teve, também conseguiu VITÓRIAS interessantes! VALORIZE  todas as conquistas obtidas, tanto por si, como da Equipa que trabalha consigo. Expresse esse AGRADECIMENTO.
  5. Ser Enérgico(a),  APAIXONADO(a) por aquilo que faz! Lembre-se do motivo pelo qual iniciou a sua Empresa. Reviva esses momentos ÚNICOS. Eles vão transmitir-lhe aquilo que necessita para CONTINUAR. Recorde-se do que o faz mover para alcançar as suas metas. ACREDITE em si!!!
  6. Evitar pessoas negativas. Muitas pessoas vão dizer-lhe que é impossível lá chegar. Mas se acredita no seu potencial não esteja perto de pessoas menos positivas.
  7. Usar o seu TEMPO de uma forma PLANEADA. Tenha consigo uma agenda para planear de forma correcta o seu tempo. Só faça aquilo que conseguir cumprir. Evite o stress, por querer chegar a todo o lado e estar disponível para tudo. Seja selectivo(a) nas suas escolhas.
  8. Trabalhar com objectivos SMART.  Significa que os objectivos devem estar estruturados do seguinte modo: sendo eSpecíficos, Mensuráveis (que possam ser medidos), Atingíveis (não utópicos), promovendo Resultados, num determinado Tempo.
  9. Fazer desporto. Qual o seu Desporto FAVORITO? Qual a forma + aliciante de praticá-lo? Individualmente ou em grupo? Inicie hoje de novo a sua prática desportiva. Imagine o stress que liberta e o BEM ESTAR que vai recuperar!
  10. Utilizar a ferramenta + SIMPLES para a sua automotivação: os IVVM´s. Idealização, Visualização, Verbalização e Materialização. Passa pela reconstrução do SER do Empresário de Sucesso. Podem aceder a um artigo que escrevi há algum tempo sobre o tema: http://oalgarve.pt/o-que-e-o-sucesso/ 

Lanço o desafio de PRATICAREM estas 10 dicas para promoverem o (RE)EQUILÍBRIO no vosso dia a dia laboral, como Empresários.

Podem endereçar os resultados para o email: : heldergoncalves@actioncoach.com .

Continuação de uma EXCELENTE semana com EXCELENTES Negócios!

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