Hoje em dia, um dos factores mais importantes da relação entre a produtividade e a operacionalidade é o TEMPO!

Estimado(a) Empresário(a), é fácil para si gerir a sua AGENDA?

Consegue separar o que é URGENTE do que é realmente IMPORTANTE?

Vamos debruçar-nos sobre estes aspectos da sua relação com o tempo e compreender como podemos desenvolver uma agenda mais EFICIENTE!

1º que tudo tem TEMPO para se organizar?

Quando começamos com um objectivo em mente, o mais importante é a ESTRATÉGIA ficar BEM DELINEADA! Projectarmos aquilo que queremos alcançar e estruturar esse caminho é um sinal de ORGANIZAÇÃO!

Em que dia vai começar a utilizar uma AGENDA para TODAS as TAREFAS que pretende executar? Costuma seleccionar os PONTOS mais IMPORTANTES a seguir? Tem uma ATITUDE POSITIVA para o fazer? É fácil manter o FOCO?

A resposta a estas questões leva o leitor a aprofundar as ferramentas que utiliza no seu dia a dia!

Já ouviu certamente a expressão em que “o dia tem as mesmas 24h para todos nós”!!!

Então porque será que determinadas pessoas conseguem até que “SOBRE TEMPO” para cuidarem de si e das suas famílias e outras não?!

Aconselho sempre aos meus clientes a desenvolverem um lista de tarefas com 4 tópicos extremamente úteis:

      1. TOP 10 – tarefas consumidoras de tempo

      2. TOP 10 – tarefas geradoras de stress

      3. TOP 10 – tarefas mais produtivas

      4. TOP 10 – tarefas mais agradáveis

Esta lista vai orientar o foco nas necessidades que carecem maior atenção da sua parte!

Ao criar um esquema de trabalho para verificar o que pode mudar de imediato vai permitir substituir hábitos menos saudáveis na realização das suas tarefas!

De igual modo existe um sistema de apoio a uma BOA GESTÃO do seu tempo, onde se pode distinguir o carácter de URGÊNCIA  e IMPORTÂNCIA  da sua actividade diária.

O Alvo Temporal:

Aqui podemos observar que algumas tarefas consumidoras do tempo que classificam-se como Não Urgentes e Não Importantes levam-nos a DISTRAÇÕES!

Situações como cafés constantes com os colegas de trabalho, horas a mais no facebook ou simplesmente argumentações desnecessárias sem conteúdo relevante! Já vos aconteceram situações deste tipo?

Depois também existem por vezes interrupções constantes em reuniões, bem como ter a tendência de responder de imediato a um telefonema ou email quando estava concentrado(a) em outra tarefa! Estamos a falar de tarefas Urgentes mas Não Importantes! Isso provoca-nos uma ILUSÃO sobre o que realmente deve estar em 1º lugar!

O que nos leva a ENTRAR no centro da RESPOSTA  são tarefas classificadas de URGENTES e IMPORTANTES! Tais como situações de Crise, reuniões PREVIAMENTE AGENDADAS ou elaboração de Propostas Comerciais.

Por fim temos o Centro do Alvo a ser trabalhado, onde encontramos tarefas IMPORTANTES mas NÃO URGENTES, como por exemplo a Formação, o Networking ou algo que possamos colocar estrategicamente em ACÇÃO e com um período de tempo para uma BOA REFLEXÃO!

Espero que estas simples dicas vos ajudem a orientar MELHOR as vossas AGENDAS DIÁRIAS e a Planificação do vosso TEMPO!

Esta temática vai estar em evidência na Academia de Negócios da ActionCOACH Algarve nesta 4ª feira, às 18h, no Lagoa Business Center :  https://docs.google.com/forms/d/1hvO2PCGPhZu9JNbVS_XLqpwLX5ISCD6q8UMObgzFy4E/edit

São MUITO BEM VINDOS às nossas Sessões de Coaching de Grupo.

Leia AQUI outros artigos do autor

 

Partilhar: