Volta ao Algarve promove a região em 121 países

Tem início esta quarta-feira, a 45.ª Volta ao Algarve, que vai estender-se até domingo. O pelotão é composto por 168 ciclistas, 20 dos quais fazem parte do top 100 mundial da modalidade. O nome mais sonante desta edição é o do italiano Fabio Aru, que venceu, em 2015 uma das mais importantes competições do ciclismo, a Vuelta.

A 1ª etapa liga Portimão a Lagos (199,1 km); a 2ª leva os ciclistas de Almodôvar à Fóia (187,4 km); a 3ª é um contrarelógio individual disputado no concelho de Lagoa; a 4ª disputa-se entre Albufeira e Tavira (198,3 km) e a 5ª e última leva os ‘sobreviventes’ de Faro ao alto do Malhão (173,5 km).

A prova é uma oportunidade para o Algarve se promover a nível nacional e internacional, uma vez que, segundo foi revelado pela organização, terá acompanhamento de 120 profissionais da comunicação social e transmissão em direto para 121 países.

O destaque maior vai para a cobertura do Eurosport, que mostrará as imagens do Algarve em 148 milhões de lares. A nível interno, parte da competição será transmitida pela TVI24.

A dimensão que a prova já atingiu deve-se ao investimento crescente que nela tem sido feito pelas entidades locais e regionais. Por exemplo, só os da Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Associação de Turismo do Algarve (ATA) ascendem a 300 mil euros.

Trata-se, na opinião do presidente destes organismos, João Fernandes, de um investimento que vale a pena, pois a Volta “é uma forma de dar a conhecer, em larga escala, a região e as paisagens únicas que recebem as centenas de ciclistas e milhares de espectadores desta prova e de potenciar a vontade de visita do destino por parte de turistas de todo o mundo”.

Este é um dos eventos desportivos com maior relevância para o destino turístico, pois “para além de gerar um retorno muito importante na projeção da imagem do Algarve no país e no estrangeiro, vem dinamizar o desenvolvimento do turismo fora da época balnear e consolida a região como uma alternativa de excelência para a realização de eventos e de estágios desportivos por parte de equipas profissionais de topo”, acrescenta este dirigente.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728