Volta ao Algarve em bicicleta promove Lagoa e contribui para a economia local

Lagoa recebeu na quinta-feira passada, dia 15 de fevereiro, a segunda etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, que teve início, pelas 12h00, no largo do Auditório Carlos do Carmo e terminou em Monchique, no Alto da Fóia.

Realizou-se na região a 50ª Volta ao Algarve em Bicicleta, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, com quatro etapas e um contrarrelógio, tendo a segunda etapa iniciado na cidade de Lagoa, trazendo para o concelho um evento transmitido para dezenas de canais europeus, para a Ásia, para o Pacífico e acompanhado por milhões de espectadores, em todo o mundo.

O Município de Lagoa voltou a trazer para Lagoa uma etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, colocando em prática o III Eixo da sua Estratégia de Desenvolvimento Desportivo Municipal – “Lagoa Acolhe Grandes Eventos”, para promover o concelho como destino turístico de excelência e dinamizar a economia local, numa altura do ano que é considerada época baixa, no que ao turismo diz respeito.

Ao longo de mais de uma semana, estiveram hospedadas no concelho de Lagoa oito comitivas participantes na volta ao Algarve, bem como familiares das comitivas e aficionados da modalidade. Para além do contributo direto que este evento teve na economia local, promoveu o território de Lagoa e do Algarve, que de outra forma seria, monetariamente, difícil de suportar.

 Participaram na Volta ao Algarve 13 das 18 equipas do WorldTour, incluindo as 5 primeiras do ranking mundial, o que fez com que o mundo do ciclismo e seus aficionados estivessem de olhos postos na região do Algarve, nomeadamente nos concelhos por onde a volta passou.   

A volta ao Algarve em bicicleta foi ganha por Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) que confirmou o seu favoritismo e celebrou a vitória. Na derradeira etapa, o belga resistiu a todos os ataques e chegou ao Alto do Malhão no segundo lugar, atrás de Daniel Martínez (BORA-hamsgrohe), garantindo a conquista da prova algarvia pela terceira vez na carreira e igualando o recorde de Belmiro Silva (venceu em 1977, 1981 e 1984).

“Recebermos no concelho grandes eventos, como a Volta ao Algarve, faz parte da estratégia de Desenvolvimento Desportivo Municipal, que promove o Turismo Desportivo e contribui para a economia local, em épocas turísticas mais baixas. Num concelho que vive 90% do Turismo e que tem excelentes condições o ano todo, não pode ter atividade apenas durante quatro meses por ano”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.  

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Habitacao-Cerca-Cemiterio_OCS

Câmara de Lagos abre concurso para nova empreitada de habitação municipal

Hastear-das-bandeiras-1

Praias de Castro Marim voltam a conquistar Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro

Barao-a-Freguesia_OCS-1

Lagos exige desagregação de freguesias

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728