Viver o Verão regressa em versão alargada

A Câmara Municipal de Lagos vai dar continuidade ao seu programa de ocupação de tempos livres (OTL) para crianças e jovens, retomando a versão alargada do “Viver o Verão”. O período de participação destinado às crianças volta a ser mensal, estando previsto o alargamento do número de vagas e o aumento da bolsa atribuída aos jovens monitores. Estas são as melhorias mais significativas introduzidas no projeto para que este possa ir ao encontro das necessidades dos participantes e respetivas famílias, em época de maior fluxo de trabalho para a população residente.

Promover atividades durante o maior período das férias escolares, desenvolver competências pessoais e sociais, incentivar hábitos de vida saudáveis, estimular as capacidades criativas e educar para a cidadania, continuam, no entanto, a ser os objetivos deste projeto.

Cerca de 700 crianças e jovens – distribuídos entre minis (6 aos 13 anos), juniores (14 e 15 anos) e monitores (jovens com idades entre os 16 e os 29 anos) – é o número global de participantes que o município espera envolver nas atividades lúdico-pedagógicas, desportivas e saídas de campo que irão decorrer nos meses de julho e agosto, simultaneamente na cidade e nos núcleos de Bensafrim e Barão de São João, Luz e Odiáxere.

No núcleo de Lagos – o que mais procura regista – irão funcionar três regimes horários: manhã (9h às 13h); tarde (14h às 17h); e manhã e tarde (9h às 13h e 14h às 17h), com a possibilidade de disponibilização de almoço na modalidade de dia completo. Nos restantes núcleos o programa funcionará exclusivamente no período da manhã. Para as crianças de menor idade irão ser abertas um total de 528 vagas.

Com um papel diferenciado na estrutura de funcionamento do Viver o Verão, os juniores (jovens de 14 e 15 anos) irão ser assistentes dos monitores nos grupos de crianças mais pequenas, iniciando uma aprendizagem, em contexto real, das funções que poderão vir a desempenhar futuramente, estando prevista a abertura de 44 vagas nesta edição.

Maior responsabilidade terão os 108 jovens monitores que irão acompanhar e assegurar a segurança das crianças durante o período em que decorrem as atividades e nas saídas ao exterior. Para além da função de “Monitor de Grupos de Crianças” os jovens podem optar por colaborar com o Serviço de Promoção Ambiental em campanhas de sensibilização ambiental nas praias ou com o Serviço de Apoio à Família da autarquia.

Para concretizar esta edição do OTL Viver o Verão o município afetou um orçamento de mais de 160 mil euros, a que se somam os encargos assumidos pelas quatro freguesias do concelho, que são parceiras no desenvolvimento deste projeto, custeando o pagamento da equipa que estará encarregue do acompanhamento das atividades no terreno, sendo a coordenação assegurada pela equipa técnica municipal.

Fixadas foram, também, já as datas para as inscrições no programa, as quais irão decorrer de 10 a 21 de abril (para MONITORES) e de 2 a 12 de maio (para os MINIS para os JUNIORES). As inscrições serão feitas através do preenchimento e submissão de formulário próprio, a disponibilizar no site do município. Para mais informações os interessados deverão consultar as “Condições Específicas de Participação”.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Encontro-Regional-do-Algarve-do-Desporto-Escolar-Sobre-Rodas-passa-por-Castro-Marim

Encontro Regional do Algarve do Desporto Escolar Sobre Rodas passa por Castro Marim

4a-OP-Faro-1

Município de Faro apresentou projetos vencedoresda quarta edição do Orçamento Participativo  

Martinlongo

Martim Longo vai ter rede de abastecimento de água renovada

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728