Vinte e cinco concelhos de seis distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e cinco concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo estão os concelhos de Lagos, Portimão, Silves, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel (Faro), Chamusca, Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes, Tomar, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Mação (Santarém), Gavião, Nisa (Portalegre), Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Poença-a-Nova (Castelo Branco), Carregal do Sal, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo (Viseu), Fornos de Algodres e Gouveia (Guarda).

O IPMA colocou também mais de 80 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Leiria, Portalegre, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Porto, Braga, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado de incêndio rural.

Outros concelhos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Leiria, Santarém, Portalegre, Coimbra, Aveiro, Viseu, Braga, Viana do Castelo e Bragança estão em perigo elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sexta-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, aumentando temporariamente a nebulosidade por nuvens altas, vento em geral fraco, pequena descida de temperatura na região Sul, em especial da máxima na faixa costeira, e pequena subida da temperatura no litoral a norte do cabo Carvoeiro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Braga e Bragança) e os 22 (em Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro e na Guarda) e os 37 (em Santarém).

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Animal-100-CROAF

Centro de Recolha Oficial de Animais de Faro já recolheu um total de 1000 animais

Campanha-vacinacao

Campanha oficial de vacinação antirrábica 2024 arranca nas freguesias do concelho de silves

lagoa1.png

Município de Lagoa marca presença na ExpoVacaciones em Bilbau

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728