Vacinação completa mantém-se nos 85% com mais de 8,8 milhões imunizados

Mais de 8,8 milhões de pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19, o que equivale a 85% da população portuguesa, uma percentagem que não sofreu alterações na última semana, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o relatório semanal da DGS, com pelo menos uma dose estão agora quase nove milhões de pessoas, o equivalente a 87% da população, valor percentual que também se manteve inalterado na última semana.

Por grupos etários, 85% (528.704 pessoas) dos jovens entre 12 e os 17 anos têm a vacinação completa contra o coronavírus e 89% (553.084) já receberam pelo menos uma dose da vacina.

Na faixa etária entre os 18 e os 24 anos, 88% (689.031) já completaram o processo vacinal e 92% (717.764) já tomaram a primeira dose, indica o relatório da DGS, que avança ainda que 100% dos idosos dos grupos etários dos 65 a 79 anos e dos com mais de 80 anos já estão totalmente vacinados, o que representa um total de mais de 2,3 milhões de pessoas.

O ritmo mais baixo de inoculações é também visível na cobertura vacinal por regiões, continuando o Norte a liderar com 88% da população totalmente vacinada, seguida de perto pelo Centro e Alentejo, ambas com 87%.

Com 83% de vacinação completa dos residentes estão Lisboa e Vale do Tejo, os Açores e a Madeira, com o Algarve a atingir os 80%, mas ainda a ser a região do país com a mais baixa cobertura vacinal da população.

Desde o início da vacinação, em 27 de dezembro de 2020, Portugal já recebeu mais de 20,8 milhões de vacinas contra a covid-19, tendo sido distribuídas pelos postos de vacinação do continente e pelas regiões autónomas cerca de 16,4 milhões.

Depois de o país ter atingido a meta de 85% da população totalmente vacinada, o que aconteceu em 09 de outubro, está a decorrer a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19, com prioridade aos idosos com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados e abrangendo, nesta fase, as pessoas com 65 ou mais anos.

Na segunda-feira, iniciou-se a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a covid-19 em Portugal continental, com a DGS a prever vacinar cerca de dois milhões de pessoas nessa modalidade.

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728