“Um Sonho de Natal” volta a encher Portimão de fantasia e alegria para toda a família

Inauguração – 1 de dezembro | 17h00 | Antiga Lota

A cidade de Portimão vai novamente transformar-se numa autêntica Vila Natal entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, recriando diversos núcleos de atração, inspirados na época festiva e totalmente gratuitos, nos quais o universo natalício se cruzará com momentos de fantasia e diversão dirigidos a toda a família.

Mais uma vez sob o mote “Portimão – Um Sonho de Natal”, o programa arranca no feriado do 1.º de Dezembro, quando o Pai Natal chegar pelas 17h00 à antiga Lota, situada na zona ribeirinha de Portimão, para inaugurar a Fábrica de Brinquedos acompanhado pela Mãe Natal e os seus duendes.

Segue-se desfile com cerca de uma centena de figurantes em direção à Praça Manuel Teixeira Gomes, onde será inaugurada a Casa do Pai Natal, dirigindo-se o cortejo até à Praça das República, em pleno centro histórico de Portimão, para a inauguração da Pista de Gelo com 200m2, do Palco Natal e da iluminação natalícia, com destaque para o Planetário imersivo com tecnologia LED.

Muita animação em diversos polos da cidade

Até 6 de janeiro, vão ser 37 dias cheios de atrações em vários polos, para além da Praça da República, como são os casos do Jardim 1.º de Dezembro, com o Mercadinho de Natal e os seus dez stands ocupados por artesãos locais, e da Praça Manuel Teixeira Gomes, cenário da Casa do Pai Natal e apeadeiro do Comboio de Natal, que circulará na ‘baixa’ de Portimão, sem esquecer o Largo da Mó, com o habitual Presépio em tamanho real, e os desfiles temáticos que aos sábados percorrerão algumas das principais artérias da parte antiga da cidade, passando igualmente por Alvor, no dia 17, e pela Mexilhoeira Grande, a 19 de dezembro.

Destaque para o Palco Natal da Praça da República, que aos fins de tarde receberá meia centena de espetáculos, entre artes circenses, poesia, música, dança, magia, teatro, fantoches e palhaços, protagonizados por cinco centenas de artistas, cerca de 80 por cento dos quais residentes ou naturais de Portimão, e onde se incluem os alunos de diversas escolas do concelho e grupos locais que aí poderão revelar os seus talentos.

Merece igualmente referência especial a Fábrica do Pai Natal, instalada na antiga Lota, palco de atividades criativas e pedagógicas com várias oficinas e ateliês, a Hora do Conto, a confeção de bolachas de Natal, técnicas sobre como embrulhar presentes e muito mais. Haverá também neste espaço o ‘Recreio de Natal’, composto por espaços de diversão e equipamentos diferenciados para cada faixa etária, com diversos insufláveis e carrosséis.

Apoio às famílias e incentivo ao comércio

À semelhança do que sucedeu no ano passado, o Município de Portimão vai entregar 7.400 vales de compras às crianças e jovens do pré-escolar e dos 1º, 2º ciclo e 3º ciclos de ensino do concelho, no montante de 111.000 euros.

Serão três vales com o valor unitário de 5 euros, num total de 15 euros por aluno, a distribuir pelos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho, que podem ser descontados até 31 de março de 2024 na rede de lojas e serviços aderentes.

Para além deste apoio, que integra a campanha “Valorizar o Comércio Local”, quem fizer compras entre 1 de dezembro e 19 de fevereiro de 2024 nas lojas aderentes de comércio, serviços e restauração, habilita-se a ganhar vales para novas aquisições, no valor de 25, 50 e 100 euros, num total de 30.000 euros.

A campanha dirige-se a pessoas a partir dos 18 anos, que receberão cupões por cada compra de valor igual ou superior a 10 euros, habilitando-se assim aos sorteios agendados para 13 e 27 de dezembro, 10 e 24 de janeiro, e 7 e 21 de fevereiro.

As lojas participantes encontram-se devidamente identificadas com um dístico que exibe o logotipo da campanha “Valorizar o Comércio Local”, que resulta da parceria estabelecida entre o Município de Portimão a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, a Associação Portimonense do Comércio e Serviços e a Associação Turismo de Portimão.

Em termos globais, o Município de Portimão destinou 141.000 euros para esta campanha, visando apoiar as empresas locais e as famílias.

Passagem de ano inesquecível

O programa para os últimos dias do ano promete diversão para todos os gostos, com muita dança e ritmo, a começar na noite de 29 de dezembro, com a atuação da banda The Peakles, o maior tributo luso aos famosos The Beatles, que abrirá as festividades a partir das 22h00 na zona ribeirinha de Portimão.

Na noite seguinte será a vez da RFM Time Machine, uma autêntica viagem musical no tempo que recordará êxitos das décadas de 1980, 1990 e 2000, seguindo-se os sons viciantes do Turbo Baile na noite da passagem de ano, que não deixarão ninguém indiferente.

Momento alto da saudação ao Ano Novo, o fogo de artifício será lançado na Praia da Rocha e em Alvor, enquanto na zona ribeirinha de Portimão está assegurada uma memorável entrada em 2024, completamente diferente de tudo o que tem acontecido.

Com esta diversificada programação, o Município de Portimão procura proporcionar a residentes e visitantes vivências únicas em vários locais emblemáticos da cidade, dando especial atenção aos mais novos, que têm a oportunidade de viajar num imaginário de magia e sonho, tendo em linha de conta os diversos públicos que são esperados nesta época tão especial, em que se renovam as esperanças num melhor amanhã.

A programação detalhada destes dias repletos de sonhos para miúdos e graúdos pode ser consultada em: https://portimaosonhodenatal.pt/

Câmara Municipal de Portimão

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Proyecto-EURES-Andalucia-Algarve-CEA-1-1024x704-1

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve | Fortalecimento da cooperação transfronteiriça entre as regiões

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Lagos vai acolher cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve

As-estruturas-estao-localizadas-em-Castro-Marim-e-Altura

Município de Castro Marim instala corações para depositar tampinhas solidárias

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728