“Um Sonho de Natal” volta a encher Portimão de fantasia e alegria para toda a família

Inauguração – 1 de dezembro | 17h00 | Antiga Lota

A cidade de Portimão vai novamente transformar-se numa autêntica Vila Natal entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, recriando diversos núcleos de atração, inspirados na época festiva e totalmente gratuitos, nos quais o universo natalício se cruzará com momentos de fantasia e diversão dirigidos a toda a família.

Mais uma vez sob o mote “Portimão – Um Sonho de Natal”, o programa arranca no feriado do 1.º de Dezembro, quando o Pai Natal chegar pelas 17h00 à antiga Lota, situada na zona ribeirinha de Portimão, para inaugurar a Fábrica de Brinquedos acompanhado pela Mãe Natal e os seus duendes.

Segue-se desfile com cerca de uma centena de figurantes em direção à Praça Manuel Teixeira Gomes, onde será inaugurada a Casa do Pai Natal, dirigindo-se o cortejo até à Praça das República, em pleno centro histórico de Portimão, para a inauguração da Pista de Gelo com 200m2, do Palco Natal e da iluminação natalícia, com destaque para o Planetário imersivo com tecnologia LED.

Muita animação em diversos polos da cidade

Até 6 de janeiro, vão ser 37 dias cheios de atrações em vários polos, para além da Praça da República, como são os casos do Jardim 1.º de Dezembro, com o Mercadinho de Natal e os seus dez stands ocupados por artesãos locais, e da Praça Manuel Teixeira Gomes, cenário da Casa do Pai Natal e apeadeiro do Comboio de Natal, que circulará na ‘baixa’ de Portimão, sem esquecer o Largo da Mó, com o habitual Presépio em tamanho real, e os desfiles temáticos que aos sábados percorrerão algumas das principais artérias da parte antiga da cidade, passando igualmente por Alvor, no dia 17, e pela Mexilhoeira Grande, a 19 de dezembro.

Destaque para o Palco Natal da Praça da República, que aos fins de tarde receberá meia centena de espetáculos, entre artes circenses, poesia, música, dança, magia, teatro, fantoches e palhaços, protagonizados por cinco centenas de artistas, cerca de 80 por cento dos quais residentes ou naturais de Portimão, e onde se incluem os alunos de diversas escolas do concelho e grupos locais que aí poderão revelar os seus talentos.

Merece igualmente referência especial a Fábrica do Pai Natal, instalada na antiga Lota, palco de atividades criativas e pedagógicas com várias oficinas e ateliês, a Hora do Conto, a confeção de bolachas de Natal, técnicas sobre como embrulhar presentes e muito mais. Haverá também neste espaço o ‘Recreio de Natal’, composto por espaços de diversão e equipamentos diferenciados para cada faixa etária, com diversos insufláveis e carrosséis.

Apoio às famílias e incentivo ao comércio

À semelhança do que sucedeu no ano passado, o Município de Portimão vai entregar 7.400 vales de compras às crianças e jovens do pré-escolar e dos 1º, 2º ciclo e 3º ciclos de ensino do concelho, no montante de 111.000 euros.

Serão três vales com o valor unitário de 5 euros, num total de 15 euros por aluno, a distribuir pelos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho, que podem ser descontados até 31 de março de 2024 na rede de lojas e serviços aderentes.

Para além deste apoio, que integra a campanha “Valorizar o Comércio Local”, quem fizer compras entre 1 de dezembro e 19 de fevereiro de 2024 nas lojas aderentes de comércio, serviços e restauração, habilita-se a ganhar vales para novas aquisições, no valor de 25, 50 e 100 euros, num total de 30.000 euros.

A campanha dirige-se a pessoas a partir dos 18 anos, que receberão cupões por cada compra de valor igual ou superior a 10 euros, habilitando-se assim aos sorteios agendados para 13 e 27 de dezembro, 10 e 24 de janeiro, e 7 e 21 de fevereiro.

As lojas participantes encontram-se devidamente identificadas com um dístico que exibe o logotipo da campanha “Valorizar o Comércio Local”, que resulta da parceria estabelecida entre o Município de Portimão a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, a Associação Portimonense do Comércio e Serviços e a Associação Turismo de Portimão.

Em termos globais, o Município de Portimão destinou 141.000 euros para esta campanha, visando apoiar as empresas locais e as famílias.

Passagem de ano inesquecível

O programa para os últimos dias do ano promete diversão para todos os gostos, com muita dança e ritmo, a começar na noite de 29 de dezembro, com a atuação da banda The Peakles, o maior tributo luso aos famosos The Beatles, que abrirá as festividades a partir das 22h00 na zona ribeirinha de Portimão.

Na noite seguinte será a vez da RFM Time Machine, uma autêntica viagem musical no tempo que recordará êxitos das décadas de 1980, 1990 e 2000, seguindo-se os sons viciantes do Turbo Baile na noite da passagem de ano, que não deixarão ninguém indiferente.

Momento alto da saudação ao Ano Novo, o fogo de artifício será lançado na Praia da Rocha e em Alvor, enquanto na zona ribeirinha de Portimão está assegurada uma memorável entrada em 2024, completamente diferente de tudo o que tem acontecido.

Com esta diversificada programação, o Município de Portimão procura proporcionar a residentes e visitantes vivências únicas em vários locais emblemáticos da cidade, dando especial atenção aos mais novos, que têm a oportunidade de viajar num imaginário de magia e sonho, tendo em linha de conta os diversos públicos que são esperados nesta época tão especial, em que se renovam as esperanças num melhor amanhã.

A programação detalhada destes dias repletos de sonhos para miúdos e graúdos pode ser consultada em: https://portimaosonhodenatal.pt/

Câmara Municipal de Portimão

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728