Três distritos e arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido ao calor

 Os distritos de Setúbal, Lisboa e Leiria e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Setúbal, Lisboa e Leiria vão estar sob aviso devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 09:00 de hoje e as 18:00 de domingo.

As Costas Norte e Sul da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo desde quinta-feira, prolongando-se até às 18:00 de domingo.

O IPMA emite o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As temperaturas máximas no continente vão estar a partir de hoje acima dos 30 graus Celsius, podendo atingir os 37 graus, cerca de 5 a 8 graus acima da média para o mês de setembro, segundo o IPMA.

O estado do tempo no continente será a partir de hoje influenciado por uma “intensa crista anticiclónica localizada sobre a Europa Ocidental, associada ao transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no Norte de África”.

De acordo com o IPMA, estão previstas temperaturas máximas que poderão atingir valores entre 35 e 37 graus, em particular na região sul e no Vale do Tejo.

As temperaturas mínimas também vão subir, podendo ser registadas noites com valores iguais ou superiores a 20 graus em alguns locais, em especial no litoral da região do Algarve.

Esta situação de tempo quente deverá persistir pelo menos até terça-feira.

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728