Terra de Maio volta ao Azinhal com grandes concertos e mais experiências gastronómicas

De 26 a 28 de maio a aldeia do Azinhal volta a receber o evento Terra de Maio – Feira da Cabra. Com a divisa da promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, este ano o evento investe em experiências gastronómicas diferenciadas e traz grandes nomes da música portuguesa a palco. O balão de ar quente, uma das experiências de maior sucesso da edição anterior, volta a ser um dos grandes atrativos desta Terra de Maio.

A decorrer no Pavilhão Multiusos do Azinhal, os showcookings pautam diariamente o programa, encabeçados por reputados chefs e pelas inauditas demonstrações da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, que nos brindam novamente com a sua presença.

“Do campo para a mesa”, demonstrações da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA [26 de maio, 18h30], do referenciado chef Alípio Branco [27 de maio, 17h00], que vai trazer com novos pratos de borrego e ovelha churra de produção biológica de um jovem agricultor do território, do chef do Octant Praia Verde, David Domingues [28 de maio, 18h00], e do estrela Michelin Luís Brito [28 de maio, 16h30]. Destaque também para o Ronquear do Atum, no dia 26, pelas 19h30, pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António. Espaço ainda para apresentação e prova de cerveja artesanal SENESCAL Brewery [27 de maio, 19h00] e do vinho “Lábios Nus” [28 maio|17h30], duas prestigiadas marcas castromarinenses em ascensão.

Com a máxima de trazer sempre os sabores do território e do mundo rural, o queijo é sempre o protagonista desta feira, sendo um dos grandes destaques a 5.ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, que acontece no dia 27 de maio, pelas 18h30. Este foi um desafio proposto pelo município de Castro Marim à ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) e que resultará num queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 cm de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite.

A animação é outro dos grandes atrativos do evento. Além dos principais concertos que animam as noites da Terra de Maio, o dia tem sempre muitas experiências e atividades para oferecer a miúdos e graúdos. Desde fabricar queijo artesanal, experimentar a arte da ordenha ou ainda praticar equitação, a Terra de Maio é composta por um diversificado leque de atividades articuladas com os valores do interior e da região.

Em palco, grandes nomes da música nacional. No dia 26, pelas 21h30, o grupo de música popular “De Moda em Moda”, com enfoque no cante alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014. Manifestação popular característica dos vários concelhos do distrito de Beja, no Baixo Alentejo, ganha especial ligação com esta zona da serra algarvia, pela partilha de tradições, usos e costumes dos territórios. No dia 27 de maio, sábado, pelas 22h00, o concerto dos “Irmãos Verdade”, reconhecidos pelos ritmos de zouk e kizomba e com grandes êxitos, como “Yolanda” ou “Isabella”. A última noite traz a palco o grande e conhecido cantos “TOY”, pelas 19h00.

No sábado, a manhã é dedicada a um seminário que vai trazer importantes contributos sobre a Lei da Saúde Animal, Apicultura e culturas de sequeiro, entre outras abordagens, com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e do Instituto Conservação da Natureza e Florestas. É também este o momento de saber quais os vencedores do Concurso da Cabra de Raça Algarvia, que regressa nesta edição com cerca de 10 criadores em competição.

Para os amantes de motorizadas, no dia 28 de maio, pelas 9h, o 4º Encontro de Motorizadas, com saída do largo do Mercado, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada, para todos os que se quiserem juntar, com partida da Casa do Povo do Azinhal.

À exposição de “Raças Autóctones: Cabra de Raça Algarvia; Ovelha Churra e Vaca de Raça Algarvia”, junta-se este ano a exposição de Cães Pastores. A ver também a exposição de “Voz do Guadiana” e a Queijaria do Centro Multiusos, em permanente funcionamento.

Conhecida como a Feira da Cabra, a Terra de Maio, no conjunto das suas atratividades e multifacetadas abordagens, prima por promover os produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as próprias atividades em si, além de procurar aumentar o volume de vendas dos produtores participantes através da comercialização direta. 

A Terra de Maio é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Geral da Alimentação e Veterinária, Comissão Vitivinícola do Algarve, marca Natural.pt, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Casa do povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal e CCD da Câmara Municipal de Castro Marim.

Câmara Municipal de Castro Marim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

lagoa

Inscrições para a 43ª FATACIL encontram-se esgotadas

Alcoutim

Município de Alcoutim adere ao projeto “Muda_TT+ (Muda o teu Território)”

Gravação do programa da RTP

Município reforça apoio à valorização da doçaria regional

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728