Tapetes floridos regressam às ruas de São Brás de Alportel no Domingo de Páscoa

Após dois anos a realizar-se em moldes alternativos, a Festa das Tochas Floridas regressa às ruas da vila de São Brás de Alportel em todo o seu esplendor no próximo domingo. Concursos florais, artesanato, sabores da Páscoa, a quinzena gastronómica e os espetáculos com o Rancho Folclórico de Santo Estevão, Domingos Caetano e Ágata animam a Páscoa são-brasense

A Festa das Tochas Floridas, festa rainha da comunidade são-brasense, regressa no próximo Domingo de Páscoa, a 17 de abril, com os seus tradicionais e originais tapetes de flores com um quilómetro de extensão, que cobrem o chão por onde passa a singular Procissão de Aleluia. À tarde, o Adro da Igreja complementa a Festa com animação cultural e sabores tradicionais. Mostras de artesanato e doçaria complementam o programa que atrai a São Brás de Alportel milhares de visitantes e reúne os filhos da terra que regressam na quadra do ano com mais significado na comunidade são-brasense.

A Festa das Tochas Floridas envolve toda a comunidade e as diferentes gerações, atraindo milhares de turistas nacionais e internacionais que escolhem viver a Páscoa de forma vibrante e única em São Brás de Alportel.

Depois de uma longa maratona ao longo de toda a semana na apanha das flores e na sua preparação, tarefa que é um desafio  lançado a toda a população, na madrugada de domingo, pela noite fora, centenas de voluntários lançam-se na árdua tarefa de preparar os tapetes floridos, o programa inicia pelas 09h30, com abertura das ruas para apreciar as ruas. A partir das 10h00, o Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa enquanto o Adro da Igreja Matriz se apresenta a Mostra de Artesanato.

Esta é também a hora em que na Igreja Matriz se inicia a eucaristia da Ressurreição que precede a tão aguardada Procissão de Aleluia, em honra de Jesus Ressuscitado, que motiva várias gerações de homens são-brasenses a envergar as bonitas e originais tochas de flores enquanto entoam o tradicional refrão: “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.

À tarde, a partir das 15h00, o Adro da Igreja Matriz recebe a Tarde Cultural. Um momento de convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados em mais uma edição dos Jogos Florais e do concurso das mais belas tochas floridas e com as atuações dos grupos: Rancho Folclórico de Santo Estevão, Domingos Caetano com uma homenagem ao rock português e Ágata.

Uma festa ímpar a nível nacional organizada em parceria pela Associação Cultural Sambrasense, Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

A Festa das Tochas Floridas é uma vez mais um evento acessível. Nesta edição e à semelhança do que aconteceu em 2019, o Município de São Brás de Alportel em parceria com a Fisio S. Brás e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem a este evento. Uma iniciativa integrada no projeto “São Brás Acessível para todos” que se repete em 2022. Mais informações podem ser consultadas em: https://www.cm-sbras.pt/pt/menu/1118/evento-inclusivo.aspx

Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” até 25 de abril

“Nesta Páscoa, não resista à Tradição!” é o mote desta quinzena gastronómica onde o sabor e a saúde se sentam na mesma mesa. A Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” 2022 tem início esta terça-feira, dia 12, e decorre até 25 de abril.

Uma iniciativa do município de São Brás de Alportel que conta com a participação de uma dezena de restaurantes são-brasenses que apresentam menus especiais inspirados nesta época do ano, que respeitam os padrões da Dieta Mediterrânica e as tradições culturais.

Nesta edição participam os restaurantes: 4 à Mesa, Adega Nunes, Brilhafigura, Cantinho da Lili, Iguarias da Serra, O Marquês, Rui’s Steackhouse, Sal da Terra, Sabores do Campo e Tachinho da Avó Luísa.

Ao fazer refeições nestes restaurantes aderentes até 25 de abril, os clientes habilitam-se a ganhar vales de refeição que serão sorteados por cada um dos restaurantes participantes.

A Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” é uma iniciativa de promoção turística organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel com a colaboração dos restaurantes locais e tem como principal objetivo a dinamização da economia local e a divulgação e valorização da gastronomia típica do Algarve.

Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

9CCD0B9C-5D13-4D12-B6EA-DD5102230AF1

Taxas Euribor sobem a três e a seis meses e caem a 12 meses

Natal é no Comércio Local Lagos

Lagos vive a magia do Natal com novidades

insta_chegada-do-pai-natal_SBMessines

Pai Natal chega a São Bartolomeu de Messines nos dias 3 e 4 de dezembro