Silves assinala 49.º aniversário do 25 de abril com vasto programa comemorativo

Os 49 anos da revolução de Abril serão assinalados em Silves com um vasto programa de atividades, que decorre entre os dias 21 de abril e 06 de maio, com teatro, música, poesia, multimédia e cinema. O concerto com João Pedro Pais e o espetáculo de Paulo de Carvalho “Voz e Piano”, com o virtuoso pianista cubano Victor Zamora, são dois dos momentos altos deste programa.

A abrir a programação, o Município de Silves apresenta mais uma sessão do Lado B com Paulo de Carvalho, artista incontornável do 25 de Abril que deu voz à música “E depois do adeus”, que viria a ser a 1.ª senha da revolução. Na programação de Abril em Silves, o cantor apresenta-se a 21 de abril, pelas 21h30, no Teatro Mascarenhas Gregório, num espetáculo de revisitação dos seus 60 anos de carreira. Os bilhetes estão à venda na BOL, em https://cmsilves.bol.pt/.

Música para crianças e jovens é a proposta apresentada aos mais novos pela Biblioteca Municipal de Silves no dia 22 de abril, com duas sessões dinamizadas por Tiago Pires, a primeira às 10h00, dirigida a crianças dos 6 aos 9 anos, e a segunda às 11h00, para jovens dos 10 aos 12 anos. Às 16h00, é a vez dos alunos do 11.º ano do curso de Multimédia da Escola Secundária de Silves apresentarem o projeto Liberdade, no Teatro Mascarenhas Gregório (TMG), atividade que integra uma exposição que poderá ser visitada até 6 de maio no local.

Abril é, também, mês de comemoração do aniversário da Biblioteca Municipal de Silves que assinala, no dia 23, o seu 15.º aniversário com dois momentos de destaque: a declamação de “Março”, poema que evoca as liberdades que ainda estão por conquistar, pela poetisa e dizedora de poesia Alice Neto de Sousa, pelas 15h30; e a peça de teatro “25 de Abril Sempre! História da revolução dos cravos”, pelo teatro ABC, às 16h00.

Dia 24 de abril, pelas 21h30, é a vez de João Pedro Pais subir ao palco destas comemorações, na zona ribeirinha da cidade, junto ao complexo das piscinas municipais de Silves; concerto a que se seguirá um espetáculo de fogo-de-artifício, pelas 24h00.

O dia 25 de Abril abre com a habitual arruada da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, pelas 9h30, em Silves, seguida da Sessão Solene da Assembleia Municipal, no salão nobre dos Paços do Concelho, às 10h00. O programa deste dia culmina com uma matiné de cinema no TMG, com a projeção do filme “O jovem Cunhal”, de João Botelho, às 18h00.

O ritmo e as melodias cabo-verdianas sobem ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório no dia 29 de abril, às 21h00, com o espetáculo comemorativo dos 35 anos carreira do músico, poeta e compositor Benvindo Barros, “Cantar Cabo Verde”.

A programação das comemorações do 25 de Abril em Silves fecha com o espetáculo musical Mais Alto!, no 6 de maio, pelas 16h00, no Teatro Mascarenhas Gregório.

O Município de Silves convida todos a viver Abril e a participar neste diversificado programa para todas as idades.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

NOTICIA_GRUPO_CONFERENCIA´24

Desafios e oportunidades do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado

bolos8377_OCS

Estão abertas as inscrições para a 35ª Arte Doce

dia-do-brincar-2024

Insufláveis abertos à população nos dias 28 e 29 de maio para comemorar o Dia Internacional do Brincar

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728