Os 49 anos da revolução de Abril serão assinalados em Silves com um vasto programa de atividades, que decorre entre os dias 21 de abril e 06 de maio, com teatro, música, poesia, multimédia e cinema. O concerto com João Pedro Pais e o espetáculo de Paulo de Carvalho “Voz e Piano”, com o virtuoso pianista cubano Victor Zamora, são dois dos momentos altos deste programa.
A abrir a programação, o Município de Silves apresenta mais uma sessão do Lado B com Paulo de Carvalho, artista incontornável do 25 de Abril que deu voz à música “E depois do adeus”, que viria a ser a 1.ª senha da revolução. Na programação de Abril em Silves, o cantor apresenta-se a 21 de abril, pelas 21h30, no Teatro Mascarenhas Gregório, num espetáculo de revisitação dos seus 60 anos de carreira. Os bilhetes estão à venda na BOL, em https://cmsilves.bol.pt/.
Música para crianças e jovens é a proposta apresentada aos mais novos pela Biblioteca Municipal de Silves no dia 22 de abril, com duas sessões dinamizadas por Tiago Pires, a primeira às 10h00, dirigida a crianças dos 6 aos 9 anos, e a segunda às 11h00, para jovens dos 10 aos 12 anos. Às 16h00, é a vez dos alunos do 11.º ano do curso de Multimédia da Escola Secundária de Silves apresentarem o projeto Liberdade, no Teatro Mascarenhas Gregório (TMG), atividade que integra uma exposição que poderá ser visitada até 6 de maio no local.
Abril é, também, mês de comemoração do aniversário da Biblioteca Municipal de Silves que assinala, no dia 23, o seu 15.º aniversário com dois momentos de destaque: a declamação de “Março”, poema que evoca as liberdades que ainda estão por conquistar, pela poetisa e dizedora de poesia Alice Neto de Sousa, pelas 15h30; e a peça de teatro “25 de Abril Sempre! História da revolução dos cravos”, pelo teatro ABC, às 16h00.
Dia 24 de abril, pelas 21h30, é a vez de João Pedro Pais subir ao palco destas comemorações, na zona ribeirinha da cidade, junto ao complexo das piscinas municipais de Silves; concerto a que se seguirá um espetáculo de fogo-de-artifício, pelas 24h00.
O dia 25 de Abril abre com a habitual arruada da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, pelas 9h30, em Silves, seguida da Sessão Solene da Assembleia Municipal, no salão nobre dos Paços do Concelho, às 10h00. O programa deste dia culmina com uma matiné de cinema no TMG, com a projeção do filme “O jovem Cunhal”, de João Botelho, às 18h00.
O ritmo e as melodias cabo-verdianas sobem ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório no dia 29 de abril, às 21h00, com o espetáculo comemorativo dos 35 anos carreira do músico, poeta e compositor Benvindo Barros, “Cantar Cabo Verde”.
A programação das comemorações do 25 de Abril em Silves fecha com o espetáculo musical Mais Alto!, no 6 de maio, pelas 16h00, no Teatro Mascarenhas Gregório.
O Município de Silves convida todos a viver Abril e a participar neste diversificado programa para todas as idades.
Câmara Municipal de Silves