Saúde em Movimento arranca com palestra sobre “Caminhada, Bem-estar e Conexão com a Natureza”

Sessão assinala a 20.ª edição deste projeto municipal de promoção do envelhecimento ativo.

O mês de outubro é marcado por duas efemérides que nos alertam para as necessidades específicas da população idosa. São elas o Dia Internacional do Idoso (assinalado a 1 de outubro) e o Dia Mundial da Terceira Idade (que acontece a 28 do mesmo mês). Mas, em Lagos outubro é também sinónimo de reinício do programa “Saúde em Movimento”, projeto municipal que perfaz 20 anos de existência ao serviço da melhoria da saúde, da qualidade de vida dos munícipes e da promoção do envelhecimento ativo.

A data será, por isso, assinalada na próxima sexta-feira, dia 7 de outubro, com a sessão de abertura da época 2022/2023 e uma palestra dedicada ao tema “Caminhada, Bem-Estar e Conexão com a Natureza”, a realizar pelas 10h00, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.

A sessão, onde estarão presentes as entidades parceiras e os participantes, é também destinada ao público em geral, uma vez que o projeto está aberto à aceitação de novas inscrições*, quer por parte dos munícipes com idade superior a 40 anos (que poderão integrar o programa “Saúde em Movimento”), quer por todos os munícipes que pretendam desenvolver atividades de marcha e/ou corrida com acompanhamento e aconselhamento (no âmbito do Centro Municipal de Marcha e Corrida).

Pedro Cuiça**, que é monitor de atividades de tempo livre, treinador de desporto em pedestrianismo e formador de técnicos de percursos pedestres, entre outras habilitações e atividades no âmbito dos Desportos de Montanha, virá falar e partilhar com o público os seus conhecimentos sobre os benefícios para a saúde decorrentes da prática de caminhada, uma vez que está comprovado que os praticantes desse exercício físico apresentam um menor risco de contraírem doenças crónicas, destacando ainda os benefícios acrescidos da caminhada em meio florestal, designadamente no que concerne à conexão com a natureza e o impacto favorável na saúde e bem-estar dos praticantes.

Nesta sessão será, igualmente, feito o balanço do projeto e apresentado o programa para a edição 2022/2023, o qual inclui a prática regular de atividade física, com onze classes de ginástica constituídas, a funcionar em todas as freguesias e povoações do concelho, a que acresce a vertente de exercícios aquáticos na Piscina Municipal. Para além disso, os utentes do projeto têm a possibilidade de participar em grupo nas marchas-passeio regionais, que se realizam de outubro a junho um pouco por todo o Algarve, ou nas caminhadas semanais dentro do concelho que os convidam a “Redescobrir a nossa terra”. Momento alto do programa é o das Olimpíadas Sénior, encontros desportivos intermunicipais organizados em parceria com os municípios vizinhos de Portimão, Lagoa, Monchique e Silves, que proporcionam anualmente um salutar convívio entre equipas técnicas e utentes. Na vertente mais educativa, o programa tem previstas sessões de educação para a saúde e as atividades “Ciência não tem idade” promovidas em articulação com o Centro Ciência Viva de Lagos.

Merece recordar que, no âmbito do programa Saúde em Movimento, a intervenção é estendida aos utentes dos lares residenciais de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Lagos (projeto “ArticuLAR”), existindo ainda uma colaboração com o “Diabetes em Movimento”, programa da Direção Geral de Saúde que tem reinício marcado para janeiro de 2023.

Informação complementar:

*Inscrições (entrevista, avaliação e prescrição de exercício de acordo com os objetivos e condição de saúde dos utentes): no Ginásio do Espaço Jovem (antiga Escola Gil Eanes), às sextas-feiras, das 11h00 às 13h00.

** sobre o orador Pedro Cuiça:

Licenciado em Ciências do Ambiente e pós-graduado em Ecologia Humana. Monitor de Atividades de Tempo Livre pela Universidade da Coruña, possui Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) em Pedestrianismo – Grau III, é Formador de Técnicos de Percursos Pedestres da Federação de Campismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e Técnico de Senderos da Federação Espanhola de Desportos de Montanha e Escalada/Escola Espanhola de Alta Montanha (FEDME/EEAM), entre outras titulações no âmbito dos Desportos de Montanha. Autor de Passo a Passo – Manual de Caminhada e Trekking (2015), do Guia de Montanha – Manual Técnico de Montanhismo I (2010) e de uma dezena de livros no âmbito dos percursos pedestres, escreve com regularidade no blogue Pedestris – Andar Encantado.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Consumo-de-gas-natural-recua

Consumo de gás natural recua 5,7% em novembro

SNS24-atendeu-em-novembro-194-mil-chamadas-s

SNS24 atendeu em novembro 194 mil chamadas e encaminhou 56 mil doentes para urgências

Sonho-de-Natal-regressa-a-Portimao-

“Sonho de Natal” regressa a Portimão cheio de fantasia e alegria para toda a família