Saudação ao Dia Internacional da Educação

A Câmara Municipal de Lagos aprovou uma saudação a todos os alunos e profissionais da educação que lutam diariamente pela valorização, dignificação e financiamento adequado da Educação e da Escola Pública. A iniciativa veio a propósito do Dia Internacional da Educação, uma efeméride criada em 2018 por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que se comemora anualmente, desde então, a 24 de janeiro.

A defesa da Escola Pública, gratuita e de qualidade, como resposta para assegurar a todas as crianças e jovens o direito à Educação até aos mais elevados graus de ensino, é um dos princípios defendidos no texto do documento ontem aprovado em reunião de câmara, o qual recorda, também, o papel central da Escola Pública na vida coletiva, não apenas por intervir no processo de ensino/aprendizagem, mas por contribuir para atenuar barreiras e desigualdades, funcionando como elevador social, ajudar a fixar população em todo o território nacional e estar ao serviço de uma estratégia nacional de desenvolvimento do País.

Esta saudação elenca algumas das medidas cruciais para assegurar a todas as crianças e jovens esse direito constitucionalmente protegido, as quais vão desde o transporte escolar gratuito e com horários adequados às necessidades, a apoios dirigidos a cada estudante, em particular aos alunos com necessidades educativas especiais, que tornem a escola mais inclusiva, passando pelo alargamento da ação social escolar e pela valorização das associações de estudantes, entres outras.

A necessidade de criação de condições que permitam tornar a carreira docente mais atrativa, invertendo a tendência da crescente falta de professores a várias disciplinas, é outra das questões defendida no documento.

A defesa da Escola Pública centrada nos alunos é uma prioridade do município de Lagos, expressa na pronta aceitação de novas competências e no conjunto de investimentos que, atravessando sucessivos ciclos autárquicos, têm permitido ampliar a rede educativa, requalificar e reapetrechar o parque escolar, reforçar e qualificar o pessoal não docente, reforçar apoios sociais e os serviços de apoio à família, internalizar e melhorar serviços (de que é exemplo o serviço dos refeitórios escolares) e diversificar a oferta de atividades de complemento e enriquecimento curricular. O corolário desta política foi a adesão à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e à Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras que o município integra desde 2017.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728