São Brás de Alportel quer ser referência na área do autocaravanismo do Algarve

Área de Serviço de Autocaravanas de São Brás de Alportel EN2-KM723 está em funcionamento

O investimento neste novo espaço de alojamento tem como objetivo atrair este segmento turístico com um importante crescimento que contribuirá para prosseguir a estratégia de dinamização da economia local, enquanto polo de promoção turística, convidando a  conhecer o concelho e a cultura do Algarve autêntico. Para quem não tem autocaravana e quer experimentar uma versão romântica deste conceito turístico, será brevemente disponibilizada a “Caravana do Amor”.

O Município de São Brás de Alportel inaugurou este sábado, 12 de março, a Área de Serviço de Autocaravanas de São Brás de Alportel. Integrada na Rota Serrana de Autocaravanismo do Algarve, projeto intermunicipal, integrado no programa regional de valorização dos produtos endógenos “PADRE”, esta área de serviço está localizada à beira da EN2, na entrada sul da vila, na Rua Jaime Passos Pinto, próxima do centro urbano e das zonas de comércio e serviços,  beneficiando de excelentes acessibilidades aos seus utilizadores.

“É um investimento muito importante que irá ter um grande impacto na economia local e que vai mais uma vez afirmar o concelho como um território com uma localização de excelência e com um potencial natural enorme que importa valorizar”, referiu o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, no ato da inauguração onde agradeceu o empenho de várias entidades e empresas parceiras de âmbito local e regional, como é o caso da Associação In Loco, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) e da Região de Turismo do Algarve (RTA).

José Apolinário, Presidente da CCDR, enalteceu a concretização deste projeto, no âmbito de uma estratégia regional da maior importância para valorizar as potencialidades da região.

João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve, reforçou a importância da concretização deste investimento, da maior importância para o desenvolvimento turístico do Algarve.

A área, onde são permitidos animais de estimação, tem capacidade para 25 lugares de caravanas, três dos quais para caravanas de maior dimensão, receção de apoio, wifi gratuito, zona de descarga de águas residuais domésticas e abastecimento de água, balneários, lavandaria, ecoponto, zonas de convívio, parque de merendas com zona para grelhados, campo de petanca, informação sobre atividades turísticas e brevemente terá um espaço para aquisição de produtos locais.

Para quem não tem autocaravana e quer ter essa experiência com um toque romântico, a Área de Serviços de Autocaravanas de São Brás de Alportel “Live on Wheels” irá disponibilizar brevemente a autocaravana do amor.

As obras foram desenvolvidas pela empresa são-brasense Sérgio Caiado Raminhos, Lda. pelo valor de 140 mil euros.

“Queremos que São Brás de Alportel seja uma referência na área do autocaravanismo do Algarve, com espaços que primam pela qualidade e pela autenticidade ”, afirmou a Vice-presidente da Câmara Municipal, com pelouro do turismo, Marlene Guerreiro que considera que esta é uma nova etapa do turismo no concelho. 

Ao apostar neste nicho turístico, com presença crescente no território algarvio, o Município espera que os turistas tenham oportunidade de conhecer o património natural, gastronómico, cultural, arquitetónico e histórico do concelho e, por essa via, dinamizar a economia local.

Um projeto integrado num projeto intermunicipal, para a criação de uma rede de apoio ao autocaravanismo na região do Algarve, que foi objeto de uma candidatura a fundos comunitários, aprovada no âmbito do CRESC Algarve e integrada na Plano de Ação para a Valorização dos Recursos Endógenos (PADRE).

Uma operação conjunta entre os Municípios de São Brás de Alportel, Silves e Tavira, em parceria com a Associação In Loco, que contou com um investimento total superior a 590 mil euros, com comparticipação comunitária de 70% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Artur Gregório, da Associação In Loco aproveitou a ocasião para explicar que o projeto vai entrar na segunda fase que se vai focar na promoção de eventos, atividades e a disponibilização de uma plataforma onde os turistas vão poder planear as suas férias e perceber com antecedência onde querem ir, o que querem experimentar, onde querem comer, o que visitar, entre outras informações.

“Reforçar a posição do Algarve enquanto região de excelência na área do autocaravanismo ecológico” é um objetivo que este projeto almeja, sublinhou Artur Gregório.

Importa recordar que este é o segundo espaço do género do concelho, que conta também com o projeto privado “Motorhome Ecopark São Brás de Alportel”, uma unidade de referência no setor, considerada das melhores áreas de serviço de autocaravanas do Algarve e a primeira na região a receber o certificado de homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

9CCD0B9C-5D13-4D12-B6EA-DD5102230AF1

Taxas Euribor sobem a três e a seis meses e caem a 12 meses

Natal é no Comércio Local Lagos

Lagos vive a magia do Natal com novidades

insta_chegada-do-pai-natal_SBMessines

Pai Natal chega a São Bartolomeu de Messines nos dias 3 e 4 de dezembro