São Brás de Alportel avança com projeto social “Raízes”

Projeto integrado no Programa “Bairros Saudáveis” pretende ajudar a ganhar raízes e germinar futuro. Plano de atividades inclui o Mercado de Trocas cuja primeira edição em São Brás de Alportel está marcada para este domingo, dia 6.

A construção de projetos de vida e a integração social e profissional são objetivos do Projeto Raízes que está a ser implementado no território de São Brás de Alportel, tendo iniciado o seu trabalho com um dia aberto no Espaço Multiusos do Bairro Social João Rosa Beatriz.

Trata-se de um projeto integrado no Programa Bairros Saudáveis promovido, em parceria pela Freguesia e pelo Município de São Brás de Alportel, sob coordenação da IPSS Local, Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel. Juntam-se à parceria, o Núcleo local do Exército de Salvação e a Associação In Loco, num projeto que pretende envolver a comunidade.

Promover o desenvolvimento das competências dos participantes, apoiando-os na construção do seu projeto de vida e na sua integração social e profissional são metas que se pretendem alcançar com um trabalho de educação social e motivação a um processo de conhecimento e utilização de recursos, individualmente e em grupo, capacitando-os para que se tornem agentes da sua própria mudança.

Pretende-se assim que os participantes ganhem raízes e ferramentas para poderem criar o seu rumo.  Esta missão é prosseguida em seis atividades, nomeadamente: GPS – Gerar Percursos de Sucesso; Contas à vida – Educação Financeira e Gestão Doméstica; Saber com Sabor – Promoção da Saúde e da qualidade de vida; Voz Ativa – Participação Cívica e Voluntariado; Horta Solidária – Da Terra para a mesa; e, Mercado das Trocas – Economia Social e Solidária.

O Mercado de Trocas é promovido em parceria com a Associação Mercado de Trocas. A sua primeira edição em São Brás de Alportel está marcada para este domingo de manhã, dia 6, no Centro de Artes e Ofícios. A iniciativa vai ter regularidade mensal.

O projeto é dirigido a pessoas em situação de vulnerabilidade /exclusão social por diferentes motivos, desde os baixos níveis de escolaridade a situações de trabalho precário ou desemprego, assim como baixa condição socioeconómica, a indefinição ou inexistência de projetos de vida ou ainda a baixa participação cívica/ vazio ocupacional.

No âmbito deste projeto estão a ser realizadas obras no espaço da antiga sede da Freguesia de São Brás de Alportel para constituir um espaço de apoio para a comunidade.

Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728