Saldo do IVAucher pode começar a ser usado a partir de hoje

Os consumidores que nos meses de junho, julho e agosto associaram o NIF nas faturas de restaurantes, alojamento, livros ou eventos culturais, podem começar a partir de hoje a descontar o saldo acumulado no âmbito do programa IVAucher.

Depois de três meses de acumulação e de um (setembro) para verificação e apuramento do saldo, os consumidores dispõem agora de três meses, entre 01 de outubro e 31 de dezembro para usar aquele saldo, descontando-o em compras nos setores da restauração, alojamento e cultura.

De acordo com os dados do Ministério das Finanças, entre 01 de junho e 31 de agosto, os consumidores acumularam 82 milhões de euros nos consumos efetuados nos referidos setores.

Nestes últimos três meses do ano, o saldo acumulado por cada contribuinte poderá ser usado para pagar até 50% de uma nova compra, tal como prevê o programa IVAucher.

Para este efeito, o contribuinte apenas terá de efetuar o pagamento com o seu cartão bancário, recebendo depois na sua conta (até um máximo de dois dias úteis) o valor correspondente até 50% da compra efetuada.

Para poderem utilizar o saldo IVaucher, os consumidores têm de aderir ao programa bastando para tal associar o seu NIF.

De referir que caso o saldo não seja utilizado (na totalidade ou parcialmente) o valor remanescente será canalizado para a dedução por exigência de fatura.

Recorde-se que os contribuintes podem deduzir 15% dos IVA suportado em gastos realizados em salões de beleza e cabeleireiros, restauração, alojamento, reparação de carros e de motos, ginásios ou veterinários, até ao limite de 250 euros.

Para facilitar o processo e ajudar os consumidores a perceber onde podem usar o saldo, os comerciantes aderentes ao programa terão um selo IVAucher.

A adesão dos comerciantes ao IVAucher também foi simplificada, sendo apenas necessário que no site www.ivaucher.pt registem o seu NIF e o número de identificação dos seus terminais de pagamento (TPA).

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728