Início 9 Autarquias 9 Nova sala de ensino pré-escolar especial em Castro Marim

Últimas Notícias

Nova sala de ensino pré-escolar especial em Castro Marim

Nov 13, 2025 | Autarquias, Destaques, Sociedade

A nova sala de ensino pré-escolar em Castro Marim entrou em funcionamento no início do mês de novembro, exclusivamente para famílias residentes no concelho. Após a assinatura de um protocolo entre a autarquia e o Ministério da Educação, o novo equipamento, em regime excecional, tem como objetivo colmatar as necessidades das famílias de Castro Marim. Dessa forma, a sala foi aberta exclusivamente para famílias que não tinham onde colocas as suas crianças nas instituições de ensino pré-escolar público.

Os custos com o pessoal docente serão assegurados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. No entanto, a remuneração do pessoal não docente de apoio necessário ao funcionamento da sala ficará a cargo do Município de Castro Marim.

A sala é resultado de uma empenhada comunicação, capacidade de decisão fora da caixa por parte do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. Igualmente, contou com o envolvimento dos serviços externos da Câmara Municipal de Castro Marim, Agrupamento de Escolas, Direção Regional de Educação e os serviços de secretariado, contratação e educação da autarquia.

O protocolo e o acordo especial foram assinados entre o Município de Castro Marim e o Ministério de Educação no mês de setembro, em Lisboa. Como resultado, pretende-se assegurar a universalidade e a gratuitidade da educação pré-escolar.

Recentemente, cerca de 30 crianças de Castro Marim ficaram sem colocação no concelho de residência, devido aos critérios de constituição de turmas previstos na lei.

Câmara Municipal de Castro Marim