Ryanair abre 8 novas rotas em Faro no verão

A Ryanair anunciou hoje 11 novas rotas no aeroporto do Porto e oito em Faro, para o verão, passando para um total de 164 rotas em Portugal, bem como mais dois novos aviões em cada um daqueles aeroportos.

“Estamos a lançar a nossa maior programação de sempre para o verão em Portugal, que inclui quatro novos aviões, dois no Porto e dois em Faro”, anunciou o presidente executivo da companhia aérea irlandesa, Michael O’Leary, em conferência de imprensa, em Lisboa.

A programação prevê 11 novas rotas no Porto e oito novas em Faro, num investimento de 400 milhões de euros, mas, segundo o responsável, não vai haver crescimento em Lisboa, “porque a TAP continua a bloquear ‘slots’ [faixas horárias] que não usa e não tem a intenção de usar”.

“Não temos novas rotas em Lisboa, não é possível, não temos espaço para continuar a crescer e, por isso, continuamos a pedir um segundo aeroporto, o Montijo, que, para nós, é a melhor opção”, realçou a responsável da transportadora para Portugal e Espanha, Elena Cabrera.

A Ryanair referiu, porém, que “continua a investir fortemente em Portugal”, tratando-se de um crescimento de 13% no verão, face ao mesmo período de 2022, com o objetivo de chegar aos 13 milhões de passageiros transportados no ano fiscal de 2024.

Michael O’Leary disse ainda que o Governo deve combater a extensão das taxas ambientais às zonas periféricas da União Europeia, defendendo que são “injustas” para regiões como a Madeira e os Açores, que, acredita, acabarão por perder visitantes, para outras zonas fora da UE, como Marrocos, ou Turquia.

Relativamente à reprivatização da TAP, o líder da Ryanair manifestou-se convicto de que a companhia aérea portuguesa será vendida este ano, “provavelmente” ao grupo IAG, e não à Air France, ou à Lufthansa.

Questionado sobre os impactos da inflação, O’Leary adiantou que os preços dos bilhetes na Ryanair deverão sofrer um aumento de 5% a 10%, este verão, face ao último, “desde que não ocorram mais eventos adversos”, depois de uma pandemia e uma guerra na Europa.

Questionado sobre a localização do novo centro de treinos na Península Ibérica, cuja decisão devia ter sido conhecida em janeiro, o presidente da Ryanair remeteu uma decisão para meados de fevereiro.

“Neste momento parece que será no Porto, mas Madrid fez uma oferta final”, que está a ser analisada, explicou Michael O’Leary.

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728