Requalificação do Mercado Municipal de SB Messines arranca durante o mês de abril

Mercado Provisório funciona no espaço contíguo ao edifício

Terão início, durante o mês de abril, as obras de Requalificação do Mercado Municipal de S. Bartolomeu de Messines. A intervenção traduz um investimento de 1,2 milhão de euros (com candidatura a fundos comunitários e a financiamento do Banco Europeu de Investimento), prevendo-se que a obra se realize no prazo de 8 meses. A transferência dos comerciantes, bens e produtos já foi efetuada para o mercado provisório, que se encontra a funcionar no antigo edifício do Intermarché, localizado junto do atual edifício do Mercado Municipal.

A renovação integral das infraestruturas (redes de água e saneamento, instalações elétricas, telecomunicações), pavimentos, bancadas de vendas, a reorganização funcional do espaço, cobertura, construção de mezzanine na zona nascente do edifício, elevador, bem como a pedonalização / requalificação da rua Dr. José Ventura Duarte (possibilitando apenas o acesso automóvel para cargas e descargas e o reforço da dinâmica do comércio local na envolvente) são algumas das intervenções abrangidas por esta requalificação.

De salientar que a intervenção prevê a salvaguarda da traça arquitetónica do edifício e o respeito pela memória do mercado, em simultâneo com a introdução de elementos contemporâneos, respondendo às exigências legais nos campos da higiene, segurança, mobilidade e à necessidade de modernização das condições de trabalho, adicionando novas valências.

Relembramos que o Mercado Municipal de SB Messines integra a Rede Regional de Mercados Municipais, projeto que visa o desenvolvimento de ações de dinamização direcionadas à revitalização do comércio, produtos e produtores locais e ao reforço da identificação dos consumidores com as produções locais e regionais e com a importância do consumir local.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728