Regata celebrou ligação entre Palos de La Frontera e Lagos

Decorreu de 7 a 9 de julho a 32.ª edição da icónica “Regata dos Portos dos Descobrimentos”, que une, através da travessia marítima de 90 milhas náuticas, as cidades geminadas de Palos de La Frontera (Espanha) e Lagos, recordando o trajeto que as caravelas realizaram na época dos descobrimentos.

Esta edição teve a habitual organização do Clube de Vela de Lagos em parceria com o município de Lagos, contando com a participação da Vereadora Sandra Oliveira como tripulante do veleiro Clementina e o Ayuntamiento de Palos de La Frontera. Contou ainda com o apoio da Marina de Lagos, Centro Náutico Sopromar, Capitania do Porto de Lagos, Puerto Deportivo de Mazagon e Fundacion Cepsa.

A edição de 2023 contou com a presença de mais de 100 atletas, de diversas nacionalidades, entre as 19 embarcações participantes (portuguesas, espanholas e inglesas), nas classes Cruzeiro ORC e NHC, onde, num ambiente de são convívio e competição, as embarcações saíram do porto de Mazagon, em Espanha pelas 10h00 de dia 8, com rumo à cidade de Lagos.

O fraco vento do quadrante norte que se sentia à largada da prova foi-se intensificado, chegando a rondar os 20 nós, permitindo a todas as embarcações realizar a prova sem paragens, num tempo bastante rápido quando comparado com algumas edições anteriores.

A primeira embarcação a chegar à cidade de Lagos foi o Sayonara Light de bandeira Espanhola, pelas 1h25 da manhã de dia 9, mas tendo em consideração o seu rating (que compensa a diferença de velocidade entre as embarcações), a embarcação Firefly, de bandeira inglesa, sagrou-se vencedora da edição deste ano na classe Cruzeiro ORC. Na classe Cruzeiro NHC, foi uma prova bastante debatida entre todos, tendo a embarcação Marmeu conseguido a vitória por apenas três minutos.

Todas as embarcações utilizaram o sistema de geo-localização fornecido pela organização que permite a todo o público, e em especial aos familiares e amigos dos marinheiros, conhecer a localização exata de cada embarcação e o percurso percorrido até ao momento.

A prova terminou com a cerimónia de entrega de troféus e jantar, onde todos os participantes trocaram as suas histórias e aventuras em prova em mais um momento de agradável de convívio.

A 33.ª edição ficou já agendada para 12 a 14 de Julho de 2024, com o percurso a ser realizado no sentido oposto ao da edição de 2023 (Lagos -> Palos de La Frontera). De assinalar que esta regata se mantém como a mais importante atividade de celebração do ato de geminação (27 de outubro de 1992) entre as duas cidades ligadas ao período dos Descobrimentos.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728