Recolha seletiva de resíduos alimentares na restauração abrange, agora, a União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra

Iniciou-se no passado dia 25 de setembro, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra a operação de recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) ao setor comercial. Esta iniciativa que integra a campanha “Lixo Zero Ambiente 100”, pretende colocar “Silves a Valorizar da Serra ao Mar”.

O projeto que foi pioneiro na região do Algarve constitui um importante passo no cumprimento do objetivo ambiental que passa pela correta gestão de biorresíduos, até ao final de 2023, em todo o país. A recolha seletiva de resíduos alimentares aos estabelecimentos, está a ser implementada de forma gradual no concelho de Silves com recurso a contentores e baldes próprios para este tipo de resíduos. O setor da restauração será assim beneficiado com circuito dedicado e recolha porta-a-porta com baldes (23 litros) e contentores próprios (120 litros), devidamente identificados (tecnologia RFID) e concebidos para armazenar resíduos deste tipo.

A iniciativa permitirá maior salubridade ao espaço urbano, evitando que os contentores de indiferenciados sejam sobrecarregados com resíduos alimentares.

Gradualmente espera-se a adesão de mais estabelecimentos produtores de biorresíduos até que todo o concelho seja coberto pela recolha seletiva.

O produto deste esforço de recolha seletiva reverte para a economia da região com a produção de um composto de qualidade (fertilizante natural) e desvio de resíduos de Aterro.

A operação é financiada integralmente pelo Fundo Ambiental, no âmbito da candidatura ao programa RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

lagoa

Inscrições para a 43ª FATACIL encontram-se esgotadas

Alcoutim

Município de Alcoutim adere ao projeto “Muda_TT+ (Muda o teu Território)”

Gravação do programa da RTP

Município reforça apoio à valorização da doçaria regional

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728