Quatro distritos sob aviso amarelo devido ao vento

Quatro distritos do continente e a ilha da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra e Faro com este aviso até às 18:00 de sábado, devido à previsão de vento de norte por vezes forte e com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/hora).

O IPMA emitiu também aviso amarelo para as costas Norte e Sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira a partir das 03:00 de sábado e até às 09:00 de domingo por causa do vento de noroeste por vezes forte com rajadas até aos 95 quilómetros por hora.

O IPMA colocou igualmente os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa sob aviso amarelo entre as 15:00 de hoje e as 00:00 de sábado atendendo à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

No sábado, aqueles distritos mais os de Setúbal, Beja e Faro passam a aviso laranja devido à agitação marítima até às 21:00 de domingo, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir altura máxima de 10 metros.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou também a costa Sul da ilha da Madeira sob aviso amarelo entre as 00:00 de domingo e as 00:00 de segunda-feira.

As regiões montanhosas da ilha da Madeira estão também sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sábado.

A agitação marítima levou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e Marinha a alertar para um agravamento em Portugal Continental a partir das 12:00 de hoje e até à madrugada de domingo.

A AMN e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Recomendam o reforço da amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Mais de 106 mil hectares arderam

Mais de 106 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo

Teatro Dia Mundial do Idoso

Dia Internacional do Idoso celebrado com peça de teatro de comédia em Castro Marim

perigo incêndios

Mais de 100 concelhos mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio rural

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728