“QUALIDADE DE OURO” PARA PRAIAS DE LAGOS

O galardão atribuído pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza distingue anualmente as zonas balneares que obtiveram classificação de “Excelente” no que toca à qualidade da água. Luz, Porto de Mós e Meia Praia foram as praias lacobrigenses galardoadas este ano.

Os critérios definidos pela entidade para 2021 basearam-se em parâmetros de qualidade de água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (2016-2020); análises realizadas na última época balnear com resultados melhores do que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa a águas balneares; e não ter decorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento de prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Esta distinção vem juntar-se à atribuição da Bandeira Azul 2021 às praias da Luz, Porto de Mós, D. Ana e Meia Praia. A Bandeira Azul, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias, fluviais e costeiras, que cumpram um conjunto de critérios como “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

Também para este ano, no âmbito da candidatura ao programa “Praia Saudável”, a Praia da Luz terá disponível a “Cadeira Anfíbia”, um equipamento que permite a utentes com mobilidade reduzida usufruírem desta zona balnear com toda a segurança e conforto. À semelhança de 2020, esta candidatura prevê também a disponibilização de cinzeiros de praia de forma a combater a poluição dos areais e águas. O programa “Praia Saudável” resulta de um protocolo de Cooperação assinado entre a Fundação Vodafone Portugal, a Autoridade Marítima Nacional, a Associação Portuguesa do Ambiente, o Instituto de Conservação da Natureza e a Associação Bandeira Azul da Europa.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728