Proteção Civil Municipal celebrou Dia Internacional com múltiplas atividades

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Faro (SMPCF) assinalou o Dia Internacional deste setor, com diferentes iniciativas, durante uma semana.

Os vários eventos que integraram o programa permitiram que este serviço municipal pudesse chegar a vários públicos e lugares diferentes do município.

No dia 1 de março, os seus técnicos participaram no exercício setorial de teste à operacionalidade do Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e Tsunami do Algarve (PEERSTAlg), que teve como finalidade perceber a dinâmica de funcionamento das várias estruturas, meios e recursos, que respondem às diferentes áreas de intervenção, quando ocorre um acidente grave, ou catástrofe. Ainda nesse dia e em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, teve lugar uma exposição de meios e recursos dos Agentes envolvidos nestes serviços, presentes no Algarve.

Na manhã do dia 2 de março realizou-se uma sessão do projeto “Preparar os jovens para proteger”, na Escola de Santo António do Alto, com a presença da Autoridade Marítima Nacional, Administração Regional de Saúde e CB de Faro Cruz Lusa e do SMPCF. Durante a tarde, reuniram-se as entidades que recebem público no Mercado Municipal de Faro, para uma ação de sensibilização relacionada com a necessidade de colaboração entre as equipas de 1ª intervenção, de evacuação e de primeiros socorros, para que, em caso de catástrofe, ou na sua eminência, possam estar coordenadas e agir com prontidão.

No dia seguinte, 3 de março, foi realizado um Workshop de Suporte Básico de Vida (SBV) aos técnicos da Divisão de Desporto e Juventude, que diariamente recebem praticantes das mais diversas modalidades desportivas.

A semana terminou a 6 de março, com um exercício de sismo, seguido de incêndio e que resultou da reunião tida no dia 2, tida com as entidades do Mercado Municipal. Este simulacro obrigou à evacuação deste equipamento, bem como ao teste dos conhecimentos dos técnicos de primeiros socorros, no que toca à utilização do Desfibrilhador Automático Externo (DAE), presente neste equipamento municipal. O exercício envolveu cerca de 300 pessoas, entre funcionários e público. Aliás, este aderiu prontamente ao desafio e treinou, também, o “baixar, aguardar e proteger”.

A comunidade académica foi, também, alvo da atenção do SMPCF, já que os técnicos deste serviço ministraram um workshop de Suporte Básico de Vida a alunos do 12º ano Da Escola Secundária João de Deus tendo sido, igualmente, treinada pelos estudantes a realização de uma chamada para o 112, procedimento que deve ser feito o mais rapidamente possível, quando nos encontramos perante uma emergência.

“Como manusear um extintor” foi a última atividade organizada pelo SMPCF, em parceria com a Companhia de Sapadores Bombeiros de Faro e o Corpo de Bombeiros de Faro Cruz Lusa. Os funcionários do Município e da Ambifaro tiveram a possibilidade de perceber como utilizar estes equipamentos de primeira intervenção, que, na maior parte das situações, resolvem um incêndio, facilitando o trabalho das equipas técnicas especializadas, nomeadamente, dos bombeiros.

Recordamos que o Dia Internacional da Proteção Civil foi instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO).

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728