Proteção Civil alerta para agravamento do perigo de incêndio nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o agravamento do perigo de incêndio rural nos próximos dias, tendo em conta as previsões do IPMA de continuação de tempo quente e seco.

Em comunicado, a ANEPC refere que a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir de hoje e até sexta-feira aponta para subida da temperatura máxima para valores acima de 30 graus Celsius na região Sul e no Alto Tejo e vento forte do quadrante leste, em especial durante as noites e manhãs nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 80 quilómetros por hora.

O IPMA prevê igualmente humidade relativa do ar inferior a 30% e aumento do perigo de incêndio muito elevado a máximo no Algarve e interior Norte e Centro, com agravamento no interior Norte e região Centro.

Neste contexto, sobre os riscos expectáveis, a ANEPC dá nota, do aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de combate, sobretudo no interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.

Na nota, a ANEPC recorda que é proibido fazer queimada extensiva sem autorização, aconselhando a população a contactar a câmara municipal.

Lembra igualmente que nos dias de perigo muito elevado e máximo de incêndio é proibido fazer fogo para confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, fumigar ou desinfestar e usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

Devido às previsões meteorológicas, a proteção civil recomenda a “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução”.

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728