Proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal de Faro apresentada à cidade

Sessão teve como objetivos a auscultação da população e dar a oportunidade para uma participação ativa e alargada, sobre aquele que será o novo PDM de Faro

Foi oficialmente apresentada, no dia 22 de novembro, a proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Faro, em cerimónia decorrida no Salão Nobre dos Paços do Município.

 A abertura da sessão esteve a cargo da vereadora do pelouro das Infraestruturas e do Urbanismo, Sophie Matias, seguindo-se a apresentação daquele que será o novo PDM de Faro, por Pedro Ribeiro da Silva e Fernanda Quinta, da empresa “Lugar do Plano, Território, Gestão e Cultura. Lda”, responsável pela revisão do plano.

Durante a sessão pública houve oportunidade de partilhar, com os mais de 100 interessados presentes, toda a complexidade e morosidade do processo e a dificuldade de se concertar posições com as diferentes entidades da administração com interesses no território, que só no caso de Faro, são mais de quarenta. Houve, ainda, um momento para o público colocar questões e apresentar sugestões à equipa técnica e ao executivo municipal.

Relembra-se que está a decorrer a discussão pública do PDM até 5 de dezembro, e que todas as peças escritas e desenhadas da Proposta do plano e de delimitação da REN e da RAN estão disponíveis para consulta no site municipal da autarquia. Após a discussão pública, as participações serão alvo de sistematização e de resposta, podendo vir a ser incorporadas no PDM, desde que adequadas e que revelem estar em conformidade com as condicionantes legais deste instrumento de gestão territorial e com as servidões e restrições de utilidade pública. 

Sobre o PDM

O PDM destina-se a regular a ocupação, uso e transformação do solo e estabelece a estratégia de desenvolvimento do território, sendo o instrumento de referência para a elaboração dos restantes planos municipais e o único que é diretamente vinculativo dos particulares. O PDM de Faro em vigor é um chamado “plano de 1.ª geração” e foi originalmente aprovado em 1995. Contudo, após um longo, exigente e complexo procedimento de revisão recomeçado em 2023, que aproveitou todos os atos e formalidades praticados no anterior procedimento de 2016, e de concertação com as mais de quarenta entidades da administração com interesses no território, chegou-se a uma proposta de PDM, que está em discussão pública até 5 de dezembro. Entre as principais mudanças que se podem encontrar nesta proposta estão a classificação dos solos e a delimitação dos perímetros urbanos, em conformidade com as várias obrigações legais.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728