Início 9 Ambiente 9 Projeto Matéria Adentro apresenta novos produtos com materiais endógenos do Algarve

Últimas Notícias

Projeto Matéria Adentro apresenta novos produtos com materiais endógenos do Algarve

Out 29, 2026 | Ambiente, Destaques, Economia

O desenvolvimento de produtos baseados em materiais endógenos do Algarve, como a cana, a casca de ostra, o barro e a taipa, esteve em destaque na sessão “Matéria Adentro: Novos caminhos para os materiais do território”, realizada no dia 22 de outubro no auditório da CCDR Algarve, em Faro.

Mais de 50 participantes assistiram à apresentação dos resultados das residências criativas do projeto, que promoveu a cocriação entre unidades produtivas, artesãos, designers, arquitetos e investigadores para explorar novas possibilidades de utilização destes materiais em arquitetura, design e construção sustentável.

A abertura institucional contou com intervenções de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, Lurdes Serpa Carvalho, diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve, responsável pelo projeto, Vítor Neto, presidente do NERA, e João Costa, representante do município de Faro.

Graça Palma, da Proactivetur, apresentou o enquadramento do programa e das residências criativas, detalhando os objetivos, metodologia e dificuldades encontradas no desenvolvimento das propostas. Os trabalhos incidiram na incorporação da casca de ostra em misturas com taipa, cal e barro, procurando novas formas de valorização deste recurso.

No domínio da cana, Susana Carmo e Cláudia Martins apresentaram três propostas de produtos focados no isolamento térmico, desenvolvidos mediante pesquisa, experimentação, avaliação e aperfeiçoamento.

O conhecimento associado à produção artesanal de barro foi evidenciado no trabalho dos Telheiros de Santa Catarina, ilustrado por Fraukje Eline Vooijs e Alexandra Gonçalves. Foram apresentados ladrilhos vidrados e não vidrados, elementos de telha e tijolo com soluções modulares para separação de espaços e azulejos inspirados na esteva e na serra.

Pedro Pereira apresentou o banco modular em taipa instalado no Jardim da Alameda, em Faro, exemplificando a aplicação da técnica tradicional de construção em mobiliário urbano e a exploração da terra crua em espaços públicos.

A mesa-redonda “Caminhos Práticos para os Materiais do Território” debateu os desafios da certificação, comercialização, integração na contratação pública e estruturação de cadeias de valor para transformar resíduos em matérias-primas. Participaram Ana Lúcia Cruz, do CRIA da Universidade do Algarve, Paula Cayolla Trindade, da ESPAP, Teresa Correia, vice-presidente da CCDR Algarve para o Ambiente, e Fraukje Eline Vooijs, da Perto Arquitetura.

A vice-presidente da CCDR Algarve sublinhou que “os resultados apresentados constituem uma base para continuar o desenvolvimento destes produtos, embora subsistam desafios até à sua adoção mais alargada”.

A continuidade da colaboração entre produtores, profissionais criativos, investigadores e entidades de apoio será fundamental para consolidar as soluções e adaptá-las às necessidades do mercado.

O projeto “Matéria Adentro” insere-se no âmbito do INOVA ALGARVE 3.0, promovendo a criação de novos produtos que valorizam económica e culturalmente os materiais do Algarve, inspirados na Dieta Mediterrânica e associando saberes tradicionais à inovação, com foco na economia circular e na sustentabilidade.

Fotos: CCDR Algarve

Pin It on Pinterest