Projeto “Mãos na Arte” do Município de Lagoa inicia ano letivo com oficina do litoral

Município de Lagoa, em parceria com o Programa Bandeira Azul, realizou uma oficina do litoral, no âmbito do projeto “Mãos na Arte”.  

No dia 17 de outubro teve lugar a Oficina “À Descoberta do Litoral”, na Praia da Angrinha, envolvendo crianças com necessidades educativas entre os 6 e os 10 anos de idade do Agrupamento de Escolas ESPAMOL.

A atividade consistiu num percurso exploratório à descoberta dos habitats na zona entre-marés, para observação dos seres vivos que habitam o litoral rochoso, numa atividade promovida pelo Município e o Programa Bandeira Azul da Europa.

De forma simples foram abordadas as temáticas do zonamento ecológico da costa, a biodiversidade existente na zona inter-mareal, os desafios que estes organismos enfrentam e suas adaptações ao meio.

Interessados e muito dinâmicos, os participantes observaram cracas dos géneros Chthamalus e Balanus, os quitons (moluscos do filo Polyplacophora), os mexilhões (Mytilus edulis), e anémonas da espécie Actinia equina. No interior das pequenas poças deixadas nas rochas, puderam ser observados ainda camarões da família Palaemonidae.

Contudo, as “estrelas” da atividade foram os caranguejos da espécie Pachygrapsus marmoratus e outros, que fizeram as delícias das crianças, proporcionando um contacto mais de perto com estes animais enigmáticos e a descoberta das principais diferenças entre machos e fêmeas deste grupo.

No final da atividade os alunos fizeram representações na areia, de alguns dos animais observados, assim como de outras entidades alusivas ao mar.

“Mãos na Arte” é um projeto de inclusão direcionado a crianças com necessidades pedagógicas específicas, que frequentam os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1º. Ciclo de Ensino Básico das Escolas da rede pública do concelho de Lagoa.

Tem como principal objetivo promover e desenvolver competências pessoais, sociais e pedagógicas e potenciar capacidades em todas as áreas de desenvolvimento pessoal, refletindo-se numa melhoria significativa da expressão psicomotora, das emoções e sentimentos, perceções, socialização e partilha e ainda na autonomia e independência.

Através da arte, as crianças têm possibilidade de criar, divertir-se e estimular a curiosidade e a criatividade, usando materiais e ferramentas artísticas como a pintura, a modelagem com barro e o desenho apelando à sua imaginação e criatividade.

As oficinas de arte realizam-se semanalmente, em pequenos grupos, na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues e as atividades são dinamizadas pelo artista plástico que coordena as atividades na Escola de Artes, com o apoio da técnica de psicologia, afeta ao Serviço de Educação do Município.

Os alunos são acompanhados pelas Professoras de Educação Especial e Auxiliares de Ação Educativa dos Agrupamentos de Escolas, envolvendo uma equipa multidisciplinar com um propósito comum – a melhoria e o desenvolvimento de competências sustentadas em recursos existentes e a promoção e inclusão social.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

NOTICIA_GRUPO_CONFERENCIA´24

Desafios e oportunidades do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado

bolos8377_OCS

Estão abertas as inscrições para a 35ª Arte Doce

dia-do-brincar-2024

Insufláveis abertos à população nos dias 28 e 29 de maio para comemorar o Dia Internacional do Brincar

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728