Projeto «EuroGuadiana 2020» apresentado

A Eurocidade do Guadiana – constituída pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António  – acaba de apresentar o projeto «EuroGuadiana 2020: Laboratório Europeu de Governação Transfronteiriça».

Este será o primeiro laboratório permanente de governação transfronteiriça na Euroregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, cujo objetivo é enfrentar os novos desafios territoriais, explorar metodologias de trabalho conjunto e elaborar estratégias de acordo com as novas diretrizes europeias.

Este programa é fruto de uma candidatura, cofinanciada pela União Europeia e aprovada pela RIET (Assembleia-geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças), à qual a Eurocidade do Guadiana pertence após ser reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).

Na sessão, foi apresentado o plano de trabalhos, tendo por base quatro pilares fundamentais: Consolidação de Governação e Coordenação, Agenda Urbana do Baixo Guadiana, Mobilidade e Acessibilidade para um território inclusivo e Estratégia de Turismo da Eurocidade.

Além da participação das três autarquias, o projeto irá contar com parceiros como a Universidade do Algarve, a Universidade de Huelva e a Federação Ibero-Americana de Entidades Inteligentes e Sustentáveis.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728