“Primavera Literária” tem hoje início

Festival vai promover conjunto alargado de atividades na Biblioteca Municipal de Faro e Jardim da Alameda até dia 19 de maio

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa e o Jardim da Alameda João de Deus acolhem a partir de hoje a “Primavera Literária”, festival que, até dia 19 de maio, vai promover apresentações de livros, conversas, recitais de poesia e espetáculos musicais com a presença de diversos autores e artistas de renome.

A abertura oficial da Primavera Literária tem lugar hoje, às 17h00, no auditório da Biblioteca, com a apresentação do programa completo do festival (que pode consultar  AQUI). Segue-se a palestra “Queremos viver numa cidade sem biblioteca?”, com a participação de Bruno Eiras (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos  e das Bibliotecas), Maria Vlachou (Acesso Cultura) e de um representante da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve. Este momento conta com moderação de Sandra Martins, da Biblioteca Municipal de Faro.

O dia termina com um recital de poesia e harpa, pelo conhecido ator Paulo Pires e a harpista Emanuela Nicoli, no Jardim da Alameda – Palco Casa do Sabino, a partir das 18h30.

O público escolar e as famílias voltam a ser desafiados no dia 16 de maio (quinta-feira) com várias propostas, terminando o dia com uma sessão de autógrafos do escritor Pedro Chagas Freitas, às 18h00, no Jardim da Alameda – Casa do Autor, seguida de Leituras com Violoncelo, por Bárbara Santos, às 18h30, no Jardim da Alameda – Bosque das Letras.

Apresentação de livros, sustentabilidade ambiental, teatro, workshops e cinema vão marcar o dia 17 de maio (sexta-feira), com um conjunto de ações destinadas às famílias e ao público em geral. Destaque para “Duas pessoas a conversar ao vivo”, que juntará no auditório da biblioteca o Martim Sousa Tavares (maestro) e Hugo Van Der Ding (autor e cartoonista), que a partir das 19h00 abordarão temas ligados à memória e a identidade cultural e literária de Faro e do Algarve.

No sábado, dia 18 de maio, além de toda a oferta dirigida às famílias e público em geral (nomeadamente, caminhada, leitura de contos, “Magia, Histórias e Yoga”, apresentação de livros, entre outros), os interessados poderão acompanhar “À conversa com … José Milhazes” (jornalista), pelas 17h00, no Jardim da Alameda – Palco do Sabino. O dia terminará com Teatro Imersivo (Ramos Rosa convida) e música, com o Trio Kiloco.

O festival “Primavera Literária” encerra no domingo, dia 19 de maio, com um programa alargado e com muita animação. Logo às 11h00, no Jardim da Alameda – Bosque das Letras, a rapper Capicua apresentará o seu livro “Cor-de-Margarida” e regressa, às 18h00, ao Jardim da Alameda – Palco Casa do Sabino, para uma “Conversa com música”. Haverá, ainda, Magia, Histórias e Yoga (12h00); a apresentação do livro “O filho de Al-Hakam”, de Renato Proença dos Santos (15h00), com a música de Eduardo Ramos; um “À conversa com Fúlvia Almeida”, com Inês Meneses e Rita da Nova e Música e Poesia, com Hand Pan (18h30).

Ao longo de todos estes dias, algumas atividades decorrerão permanentemente, como é o caso da 46.ª Feira do Livro de Faro, entre as 10h00 às 20h00, no Jardim da Alameda, o “BooK Tinder”, dinamizado pela Associação Sê Mais Sê Melhor, atividades plásticas, com a APLIKIDS e o “Livro Esquecido”, com a Oficina do Sentir.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728