Presidente da CCDR Algarve quer ferrovia de alta velocidade entre Faro e Sevilha

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, defendeu a necessidade de criar uma linha ferroviária de alta velocidade entre Faro e as cidades espanholas de Huelva e Sevilha.

A “priorização” de um “corredor ferroviário atlântico” com uma linha de alta velocidade entre Sevilha, Huelva e Faro vai permitir “estender o corredor ferroviário do Mediterrâneo entre a Andaluzia e o Algarve, pós 2030” foi defendida por José Apolinário num comunicado divulgado hoje pelo organismo.

A proposta foi também apresentada na XIV Comissão Luso-Espanhola de Cooperação Transfronteiriça, realizada no dia 22 de setembro, em Vila Nova de Gaia, onde José Apolinário defendeu “um investimento no troço de ferrovia entre Tunes e Torre Vã” para permitir reduzir em 30 minutos o trajeto de Alfa Pendular entre Lisboa e Faro.

José Apolinário considerou que “é urgente avançar com os projetos de modernização da linha ferroviária entre Tunes e Terra Vã”, estimando que a intervenção necessita de um “investimento de 253 milhões de euros” e vai “uniformizar a velocidade do comboio ao longo de todo o trajeto” entre Faro e Lisboa.

“Atualmente, nos 150 quilómetros entre Torre Vã e Tunes, a velocidade média do comboio raramente ultrapassa os 100 quilómetros por hora. Com este investimento, a viagem em Intercidades ou comboio Alfa [Pendular] entre Lisboa e Faro passaria a duas horas e 30 minutos, sendo assim competitivo com o modo autocarro”, argumentou.

O presidente da CCDR classificou a “modernização da linha ferroviária entre Pinhal Novo e Torre Vã”, feita com um “investimento de 225 milhões de euros” antes de Portugal acolher o Campeonato da Europa de futebol Euro2004, como a intervenção “mais significativa” realizada na linha ferroviária do sul “nos últimos 30 anos”.

José Apolinário assinalou, no entanto, que, “só agora, em 2022 e 2023, se somarão 80 milhões de euros” para a “conclusão da eletrificação e modernização da Linha Ferroviária do Algarve, concretizados com o apoio dos Fundos Europeus”.

Quanto estiver concluída a eletrificação da Linha do Algarve, fica apenas a faltar intervir no troço entre Tunes e Torre Vã para a ligação entre Lisboa e Faro ficar totalmente eletrificada e o tempo de viagem se reduzir, segundo o presidente da CCDR, 30 minutos.

O comunicado da CCDR com a posição de José Apolinário foi divulgado três dias depois de o primeiro-ministro ter anunciado que o Governo iria apresentar o traçado e desenvolvimento da linha ferroviária de alta velocidade Lisboa, Porto e Vigo.

Na quarta-feira, na estação de Campanhã, no Porto, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu que, depois de “décadas de desinvestimento”, o protejo da alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo se constituía como “mais um passo na revolução” em curso na ferrovia.

A ligação de alta velocidade a Vigo prevê a construção de uma nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa, que vai ligar as duas principais cidades portuguesas em uma hora e 15 minutos no serviço direto, sem paragens, segundo os dados avançados na ocasião pelo Governo e a Infraestruturas de Portugal.

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728