Praça 1.º de Maio em Castro Marim foi requalificada

A mítica Praça 1.º de Maio, em Castro Marim, foi alvo de várias intervenções de requalificação do espaço, nomeadamente da iluminação pública que foi recentemente reforçada e reordenada, de baixo consumo, para melhorar a segurança do local.

A intervenção pretende melhorar as condições de circulação, com a instalação de oito colunas com luminária no perímetro da praça, fazendo com que toda a zona central fique desimpedida.

Esta requalificação decorreu com maior eficiência energética e hídrica, apostando na sua valorização estética e na arte da calçada portuguesa, com o objetivo de continuar a manter o local como o coração de Castro Marim.

A obra incluiu ainda a instalação da rede de rega com telemetria e a substituição de algumas espécies arbustivas, de acordo com as preocupações ambientais relacionadas com a seca que afeta o território do concelho de Castro Marim e o Algarve.

A intervenção foi realizada com a prata da casa, sendo considerada como um projeto com muito simbolismo para a equipa da Câmara Municipal de Castro Marim, numa praça que tem reforçado a sua centralidade e valorizado a sua envolvente com a conservação e beneficiação do casario tradicional e emblemático da vila e da região, com platibandas ornamentadas.

Esta praça central da vila de Castro Marim serve de circulação pedonal frequente para moradores locais e turistas, sendo também um local onde se realizam diversos eventos ao longo do ano.

Se pretender recordar o passado desta praça, pode consultar imagens antigas no website do projeto “100 Memórias de Castro Marim”, disponível em https://100memorias.cm-castromarim.pt/site/.

Câmara Municipal de Castro Marim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728