PLANO NACIONAL DAS ARTES COMEMOROU 2.º ANIVERSÁRIO EM SÃO BRÁS DE ALPORTEL

A estrutura de missão do Plano Nacional das Artes (PNA) assinalou em São Brás de Alportel o seu 2.º aniversário de trabalho em prol da promoção da transformação social, mobilizando o poder educativo das artes na vida dos cidadãos, em particular das crianças e dos jovens.

A visita ao centro do Algarve começou pela Casa Memória da EN 2, onde o Comissário Nacional do Plano teve oportunidade para conhecer um pouco sobre a história da mais longa via de Portugal e sobre o concelho que gosta de dizer “ter nascido à beira do caminho”. O grupo seguiu depois para o Museu do Traje, espaço ex-líbris da cultura do concelho, tendo a visita culminado na Escola Básica EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos onde foi possível conhecer uma mostra de trabalhos e projetos realizados pelos alunos são-brasenses.

O programa do 2.º aniversário do Plano Nacionais das Artes passou também por Faro, Lagos, Loulé, Olhão e Portimão, tendo incluído visitas a lugares patrimoniais e encontros com municípios, 15 agrupamentos escolares da região que integram a rede do PNA, instituições e associações culturais da região assim como apresentações públicas da estratégia do Plano Nacional das Artes.

O Comissário Nacional do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, recordou que o Plano foi criado em 2019 numa iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação e da Cultura, com o objetivo de aproximar as escolas da arte, da cultura e do património.

“Estamos na fronteira entre a cultura e a educação e as escolas”, afirmou observando que o plano pretende demonstrar que “o património é uma ferramenta de educação muito importante”, como referiu após a visita à Casa Memória da EN2, que considerou um bom exemplo do património ao serviço da educação.

Na receção à comitiva, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, sublinhou a participação de São Brás de Alportel neste plano, cuja missão “está em sintonia com a estratégia educativa e cultural do Município.”, “é aliás um privilégio somar estes desafios ao quotidiano das nossas escolas”, referiu o autarca.

“É com muito prazer que desenvolvemos trabalho na área do desenvolvimento humano que também se faz muito através das artes”, referiu a diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Nídia Amaro que deu a conhecer à comitiva uma mostra de trabalhos e projetos realizados pelos alunos do agrupamento.

Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728