Passeio deu a conhecer plantas medicinais de Odeleite a dezenas de participantes

Um passeio que decorreu na manhã de domingo, dia 7 de abril, em Odeleite, dinamizado pelo naturopata João Beles, deu a conhecer as plantas medicinais daquele território às dezenas de participantes.

Depois da iniciativa ter sido um sucesso no ano passado, João Beles regressou a Odeleite para descobrir as espécies que ladeiam a ribeira e estão presentes nas ruas da aldeia, explicando o seu uso medicinal e os benefícios associados a cada planta.

Na “Aldeia Florida” de Odeleite a caminhada foi educativa, onde se aprendeu a curar e a viver melhor com as plantas que a terra naturalmente nos oferece. Da calêndula à arruda, da hortelã à tanchagem e até à diabelha, foram dezenas as ervas e plantas ancestrais que se encontraram pelo caminho e sobre elas se aprendeu.

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito da programação dos Mercadinhos na Aldeia, que acontecem na Casa de Odeleite no primeiro domingo de cada mês.

João Beles é um naturopata apaixonado pela natureza, pela espiritualidade e pelo conhecimento ancestral, que inspira muitos seguidores, além de acupuntor e professor. É também autor de vários livros sobre plantas medicinais e organizador de retiros e caminhadas na natureza.

Odeleite volta a ser este ano uma “Aldeia Florida” pelas mãos dos seus habitantes, que decoram os seus pátios, janelas e recantos das casas e estabelecimentos com flores, desta vez a pensar no ambiente e na seca, com a utilização de outros materiais sustentáveis, culminando com a festa do 1.º de Maio.

Câmara Municipal de Castro Marim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728