Os 3 dias de Festival do Contrabando encheram as vilas com animação, cultura e milhares de visitantes

O Festival do Contrabando decorreu entre os dias 24 e 26 de março, na quarta edição, um retomar que trouxe milhares de visitantes à vila de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, e que muitos aproveitaram a oportunidade de caminhar sobre as águas do rio Guadiana, as ruas encheram e a animação nas vilas.

A 4ª edição do Festival do Contrabando retoma e reafirma o evento como determinante na estratégia de desenvolvimento dos concelhos de Alcoutim e de Sanlúcar de Guadiana, com uma capacidade de atração de milhares de visitantes durante a época baixa.

Um evento diferente e singular, com uma identidade própria de fronteira e de homenagem histórica às suas gentes, através de um tema enraizado na memória coletiva local, regional, nacional e ibérica, como era a atividade do contrabando. Um evento que se afirma cada vez mais como um evento de referência mundial no segmento dos festivais de artes de rua.

As vilas “vestiram-se” a rigor e proporcionaram aos muitos visitantes que percorrem as suas ruas, um variado cartaz, com eventos culturais, onde se pode assistir a espetáculos de música, teatro, artes e ofícios tradicionais, animação musical, personagens como os contrabandistas e guardas-fiscais passearam pelas ruas, realizaram-se workshops de ofícios tradicionais, sempre com a beleza e imponência do Rio Guadiana.

A Cerimónia Oficial de Abertura contou a presença do Presidente Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Dos Santos Gonçalves; do Alcaide de Sanlúcar de Guadiana, José María Perez Díaz; do Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes; do Porta-voz da Equipa do Governo da Diputacion de Huelva, Salvador Gomez; da Delegada do Governo Andaluz em Huelva, Bella Verano Dominguez,; e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; que discursaram e reforçaram a singularidade do evento e o potencial do mesmo.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves referiu “A temática do contrabando serve de mote para este festival, mas este vai muito para além dele, o programa que temos para vos oferecer conta com uma enorme diversidade de espetáculos, com artistas de várias nacionalidades e atividades que aliadas ao mercado de rua constroem um cenário perfeito para que todos possamos viajar aos tempos do contrabando, mas desta vez para fazer a festa durante estes 3 dias em Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana”.

Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim em parceria com o Ayuntamiento Sanlúcar de Guadiana, com o apoio da Região de Turismo do Algarve e de muitas das associações do concelho, das forças de segurança terrestre e marítimas assim como muitas das entidades regionais que colaboraram, sem esquecer todos os que ajudaram a tornar este evento uma realidade e com especial dedicação dos funcionários do Município.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Proyecto-EURES-Andalucia-Algarve-CEA-1-1024x704-1

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve | Fortalecimento da cooperação transfronteiriça entre as regiões

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Lagos vai acolher cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve

As-estruturas-estao-localizadas-em-Castro-Marim-e-Altura

Município de Castro Marim instala corações para depositar tampinhas solidárias

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728