Os 3 dias de Festival do Contrabando encheram as vilas com animação, cultura e milhares de visitantes

O Festival do Contrabando decorreu entre os dias 24 e 26 de março, na quarta edição, um retomar que trouxe milhares de visitantes à vila de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, e que muitos aproveitaram a oportunidade de caminhar sobre as águas do rio Guadiana, as ruas encheram e a animação nas vilas.

A 4ª edição do Festival do Contrabando retoma e reafirma o evento como determinante na estratégia de desenvolvimento dos concelhos de Alcoutim e de Sanlúcar de Guadiana, com uma capacidade de atração de milhares de visitantes durante a época baixa.

Um evento diferente e singular, com uma identidade própria de fronteira e de homenagem histórica às suas gentes, através de um tema enraizado na memória coletiva local, regional, nacional e ibérica, como era a atividade do contrabando. Um evento que se afirma cada vez mais como um evento de referência mundial no segmento dos festivais de artes de rua.

As vilas “vestiram-se” a rigor e proporcionaram aos muitos visitantes que percorrem as suas ruas, um variado cartaz, com eventos culturais, onde se pode assistir a espetáculos de música, teatro, artes e ofícios tradicionais, animação musical, personagens como os contrabandistas e guardas-fiscais passearam pelas ruas, realizaram-se workshops de ofícios tradicionais, sempre com a beleza e imponência do Rio Guadiana.

A Cerimónia Oficial de Abertura contou a presença do Presidente Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Dos Santos Gonçalves; do Alcaide de Sanlúcar de Guadiana, José María Perez Díaz; do Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes; do Porta-voz da Equipa do Governo da Diputacion de Huelva, Salvador Gomez; da Delegada do Governo Andaluz em Huelva, Bella Verano Dominguez,; e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; que discursaram e reforçaram a singularidade do evento e o potencial do mesmo.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves referiu “A temática do contrabando serve de mote para este festival, mas este vai muito para além dele, o programa que temos para vos oferecer conta com uma enorme diversidade de espetáculos, com artistas de várias nacionalidades e atividades que aliadas ao mercado de rua constroem um cenário perfeito para que todos possamos viajar aos tempos do contrabando, mas desta vez para fazer a festa durante estes 3 dias em Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana”.

Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim em parceria com o Ayuntamiento Sanlúcar de Guadiana, com o apoio da Região de Turismo do Algarve e de muitas das associações do concelho, das forças de segurança terrestre e marítimas assim como muitas das entidades regionais que colaboraram, sem esquecer todos os que ajudaram a tornar este evento uma realidade e com especial dedicação dos funcionários do Município.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728