Orquestra Clássica do Sul Atua em S. Marcos da Serra a 12 de março

Paisagens norte-americanas inspiram concerto

Um quarteto da Orquestra Clássica do Sul apresenta-se em concerto no próximo dia 12 de março, às 18h30, na Igreja Matriz de São Marcos da Serra, local onde interpretará temas de Missy Mazzoli, John Luther Adams e Antonin Dvorák de inspiração paisagística, em tributo às paisagens Norte-Americanas. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, tem entrada livre.

Bojana Pantovik e Alma Ramirez (violinos), Ivetta Natzakya (viola) e Ana Luísa Marques (violoncelo) são os membros deste agrupamento de música de câmara que guiará o público numa viagem a temas como Death Valley Junction, Dream of the Canyon Wren e Quarteto nº12, “Americano”.

O telefone 282 440 800 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

SINOPSE

Os Estados Unidos da América exercem, desde o século XIX, um fascínio à escala global.

A imensidão das suas pradarias, montanhas e vales inspiraram paisagens no cinema que ainda hoje conhecemos e amamos. Mas também a música aceita o mote, e neste caso é dado o exemplo por dois compositores norte-americanos.

Missy Mazzoli é um dos nomes em maior ascensão na cena contemporânea norte-americana, dando-se em estreia nacional esta sua obra inspirada no famoso Vale da Morte, no estado da Califórnia, famoso por ser um dos locais mais quentes do mundo.

Segue-se depois, a música de John Luther Adams, que nos levará a sonhar com as paisagens do Alasca.

Esta inspiração paisagística conclui-se com o famoso quarteto “Americano” de Dvorák, no qual o compositor se inspirou nas tradições musicais indígenas dos Estados Unidos, combinando-as com a tradição centro-europeia.

PROGRAMA

MISSY MAZZOLI (1980)

Death Valley Junction 

JOHN LUTHER ADAMS (1953) 

Dream of the Canyon Wren 

ANTONIN DVORÁK (1841 – 1904) 

Quarteto nº12, “Americano”

Duração: 40 minutos

Classificação: M/6

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728