Orquestra Clássica do Sul Atua em S. Marcos da Serra a 12 de março

Paisagens norte-americanas inspiram concerto

Um quarteto da Orquestra Clássica do Sul apresenta-se em concerto no próximo dia 12 de março, às 18h30, na Igreja Matriz de São Marcos da Serra, local onde interpretará temas de Missy Mazzoli, John Luther Adams e Antonin Dvorák de inspiração paisagística, em tributo às paisagens Norte-Americanas. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, tem entrada livre.

Bojana Pantovik e Alma Ramirez (violinos), Ivetta Natzakya (viola) e Ana Luísa Marques (violoncelo) são os membros deste agrupamento de música de câmara que guiará o público numa viagem a temas como Death Valley Junction, Dream of the Canyon Wren e Quarteto nº12, “Americano”.

O telefone 282 440 800 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

SINOPSE

Os Estados Unidos da América exercem, desde o século XIX, um fascínio à escala global.

A imensidão das suas pradarias, montanhas e vales inspiraram paisagens no cinema que ainda hoje conhecemos e amamos. Mas também a música aceita o mote, e neste caso é dado o exemplo por dois compositores norte-americanos.

Missy Mazzoli é um dos nomes em maior ascensão na cena contemporânea norte-americana, dando-se em estreia nacional esta sua obra inspirada no famoso Vale da Morte, no estado da Califórnia, famoso por ser um dos locais mais quentes do mundo.

Segue-se depois, a música de John Luther Adams, que nos levará a sonhar com as paisagens do Alasca.

Esta inspiração paisagística conclui-se com o famoso quarteto “Americano” de Dvorák, no qual o compositor se inspirou nas tradições musicais indígenas dos Estados Unidos, combinando-as com a tradição centro-europeia.

PROGRAMA

MISSY MAZZOLI (1980)

Death Valley Junction 

JOHN LUTHER ADAMS (1953) 

Dream of the Canyon Wren 

ANTONIN DVORÁK (1841 – 1904) 

Quarteto nº12, “Americano”

Duração: 40 minutos

Classificação: M/6

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Captura de ecrã 2024-07-23 181509

Os Bilhetes da 43ª Edição da FATACIL já se encontram à venda

Regata Lagos Palos 3

Regata dos Portos dos Descobrimentos teve partida em Lagos

2024-072-Festival-Pirata-de-Olhão-2024-site

Piratas ‘invadem’ Olhão de 24 a 27 de julho

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728