Órgãos Autárquicos municipais de São Brás de Alportel tomaram posse

O Cineteatro São Brás acolheu nesta sexta-feira, 15 de outubro, a cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Autárquicos do Município, nomeadamente a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal.

A cerimónia teve início por um emotivo momento musical interpretado pelo pianista António Pinto, do Conservatório D’Artes – São Brás de Alportel, numa sentida homenagem ao seu pai António Oliveira de Chaves Pinto, que presidiu à Comissão Administrativa do concelho após a Revolução de 25 de abril de 74, alargada a todos os autarcas são-brasenses.

Seguiu-se o ato de tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal. Em função dos resultados das eleições do passado dia 26 de setembro, a Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, formada por 16 elementos, é composta por 10 membros eleitos pelo Partido Socialista (incluindo neste conjunto o Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, eleito pelo Partido Socialista que integra o órgão por inerência), 5 membros eleitos pelo PPD/PSD e 1 membro eleito pela CDU.

De seguida, teve lugar o ato de tomada de posse dos membros da Câmara Municipal. Em função dos resultados eleitorais, o executivo municipal passa a ser constituído por 3 elementos eleitos pelo Partido Socialista (PS), nomeadamente: Vitor Guerreiro, assumindo novamente o cargo de Presidente e os vereadores Marlene Guerreiro e Acácio Martins e 2 elemento eleitos pelo Partido Social Democrata (PPD/PSD), designadamente os vereadores Bruno Costa e Sílvia Revés.

Após a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, teve lugar a primeira sessão da Assembleia Municipal, durante a qual foi realizada a votação da composição da Mesa da Assembleia, que ficou constituída por Presidente, Ulisses Brito; 1.ª secretária, Josélia Gonçalves, e 2.º secretário, João Grenhas.

Ulisses de Brito, após ter sido reeleito Presidente da Assembleia Municipal, dirigiu-se aos são-brasenses que assistiram a Assembleia Municipal, presencial e digitalmente, com um agradecimento pelo renovado voto de confiança dado nas eleições autárquicas. Relembrando que o PS teve a sua vitória mais expressiva a nível regional em São Brás de Alportel, Ulisses de Brito lamentou no entanto a elevada expressão da abstenção a nível local e nacional, sensibilizando para a necessidade de envolver os cidadãos na atividade política. Consciente desta missão comum, a Assembleia Municipal iniciou em 2021 a transmissão online das assembleias com vista a reforçar a transparência da gestão pública do concelho, dar a conhecer o trabalho dos eleitos e aproximar eleitos e eleitores.

Vitor Guerreiro, recém-empossado, para um novo mandato como Presidente da Câmara Municipal, dirigiu-se a todos os presentes expressando a sua gratidão pela confiança que foi depositada na equipa que lidera.

“O desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida para a nossa população continuarão a ser o nosso principal objetivo e o centro da nossa ação no mandato que hoje se inicia”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro (PS), após a sua tomada de posse e da equipa que vai estar à frente do Município até 2025.

Nos próximos quatro anos, Vitor Guerreiro pretende atuar sobre sete áreas prioritárias, nomeadamente saúde e solidariedade; desenvolvimento económico; vias de comunicação e renovação urbana; educação; cultura e desporto; ambiente e Proteção Civil e segurança.

Um mandato que, não esconde,  vai contar com grandes desafios, tais como sejam o processo de transferência de competências do Estado para as autarquias, a otimização dos recursos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a resposta às necessidades de uma população em franco crescimento democrático, que nos últimos 10 anos atingiu um crescimento de 5,7%, segundo mais elevado do país, de entre os concelhos que não estão no litoral ou na área metropolitana de Lisboa.

Desafios que pretende transformar em oportunidades para o concelho ao lado da sua equipa experiente e dedicada, que continuará a pautar a sua ação por uma governação rigorosa, transparente, responsável e determinada, num trabalho de proximidade e em parceria com as empresas, as associações, as entidades, as famílias e a comunidade.

“Queremos ser, cada vez mais, um território positivo e atrativo onde seja bom viver, investir e visitar”, frisou, deixando um apelo aos muitos dirigentes regionais, deputados da região e membros do Governo presentes, para o seu fundamental contributo para a concretização de alguns investimentos essenciais para o concelho, como é o caso da Requalificação da EN2; a criação de mais equipamentos na área da saúde, o reforço do Centro de Medicina de Reabilitação do Sul e a Barragem do Monte da Ribeira.

“São Brás de Alportel e os são-brasenses, pelo que têm sido e têm feito nas últimas décadas, têm o direito de sonhar e merecem ter mais e ser mais! No que depender de mim e daqueles que, ao meu lado,  abraçam esta missão, assim será”, vincou emocionado deixando um agradecimento a todos os que participaram no processo eleitoral e participam ativamente no desenvolvimento do concelho e da elevação da democracia e em defesa do bem comum.

Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728