ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COLOCA NOVOS ABRIGOS PARA PASSAGEIROS EM LAGOA

 O Município de Lagoa já instalou os 14 novos abrigos para passageiros e prepara-se para substituir os abrigos degradados existentes no concelho.

A ideia surgiu no âmbito do Orçamento Participativo (edição de 2019) onde um grupo de cidadãos propôs a colocação de 2 abrigos de passageiros em locais da freguesia de Porches. O executivo municipal avaliou a ideia e decidiu aplicá-la a toda a linha de Porches. Prepara-se agora para a replicar em todo o concelho de Lagoa.

Para além de pertencerem a uma nova geração de mobiliário urbano, os novos abrigos dispõem de entradas USB que permitem aos utentes carregar dispositivos eletrónicos de uso pessoal, como por exemplo telemóveis. Esta oferta é particularmente relevante para os estudantes que usam o autocarro da Câmara Municipal de Lagoa para se deslocarem até às escolas.

O Município de Lagoa, aproveitou, também, esta oportunidade para promover o concelho e o que de melhor ele tem para oferecer, a quem o visita. Estes abrigos são decorados com elementos tradicionais do concelho, bem como de locais e praias emblemáticas, conhecidas um pouco por todo o mundo.

O investimento já realizado é de 25 mil euros e refere-se à aquisição das 14 unidades que foram colocadas na freguesia de Porches.  Já estão, entretanto, em curso os preparativos para a aquisição de outros abrigos que deverão substituir os atualmente instalados noutras linhas de transportes públicos de todo o concelho.

De recordar que o Orçamento Participativo (OP) é uma prática de governação pública adotada pela primeira vez em Lagoa em 2014. Trata-se de um processo que incentiva a população a propor onde, e em quê, deve ser aplicada uma parte do orçamento municipal.

Os munícipes são todos os anos convidados a apresentar e a discutir propostas que considerem prioritárias, até um valor máximo total de 300 mil euros por ano. A Câmara de Lagoa tem vindo a integrar estas propostas no orçamento municipal e a garantir a sua execução. 

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728