Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Silves para 2024 foram aprovados

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Silves para o ano de 2024 foram aprovados por maioria na Câmara Municipal, com os votos a favor da CDU (4) e as abstenções dos vereadores do PSD (2) e do PS (1). Em sede de Assembleia Municipal os documentos foram aprovados com os votos a favor da bancada da CDU (12), as abstenções das bancadas do PSD (8) e do PS (6), e o voto contra do membro do Chega.

A proposta de orçamento inicial atinge os 72 milhões de euros, representando o acréscimo de 6,6 milhões de euros, comparativamente a 2023, cujo orçamento ascendeu a 65,4 milhões de euros.

Prevê-se que as receitas correntes atinjam 55,6 milhões de euros e as despesas correntes o valor de 47 milhões de euros. As receitas de capital apontam para 8,6 milhões de euros e as despesas de capital (investimento) para 24 milhões de euros, sendo este último valor um indicador fundamental da grande dinâmica municipal em termos de concretização de projetos e obras.

A título de exemplo, destaque para a Variante ao Perímetro Industrial do Algoz, a Requalificação da Rua D. João II em Armação de Pêra, a Repavimentação da estrada de Benafátima/Nave Redonda (São Marcos da Serra), a Repavimentação da EM Algoz-Limite do concelho, a Requalificação da Rua das Telecomunicações e envolvente (S.B. Messines), a Requalificação do Centro Histórico de S. B. de Messines, a Requalificação do Acesso à Estação de Silves e da Urbanização do Cerro de São Miguel, a finalização da Escola EB1 de Alcantarilha e do Bairro do Progresso (Silves), a Beneficiação/Adaptação funcional dos Centros de Saúde de Armação de Pêra, S. B. de Messines, Alcantarilha, Tunes, Silves, a deslocalização do Centro de Saúde de São Marcos da Serra, a Conservação e Restauro da Ponte Velha de Silves, a Reabilitação, Conservação e Restauro das Muralhas da Almedina de Silves, a pavimentação da Estrada Real em Tunes, a Reabilitação da Urbanização da Senhora do Pilar e arruamentos adjacentes (Algoz), a Construção de Novo Reservatório de Água no Monte de São José e nova Estação Elevatória de Água na Portela de Messines (S.B. Messines), Pista de Atletismo em Tunes e Polidesportivo no Algoz.

A atividade do Município de Silves prossegue num quadro de finanças públicas equilibradas e saudáveis, potenciando-se os recursos financeiros através do aproveitamento de fundos nacionais, fundos comunitários e outros meios externos, bem como do uso do planeamento plurianual, tendo como objetivo último a alavancagem do investimento e da capacidade de realização da autarquia nos vários domínios de intervenção.

Os documentos previsionais ora aprovados, que orientam a gestão municipal, assentam em 31 linhas de orientação estratégica que, por sua vez, sustentam a intervenção autárquica de forma abrangente, integrada e alicerçada na definição de prioridades.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Município de Lagos e REFOOD unidos no combate ao desperdício e à pobreza

AVISO_encerramento-servicos

Município de Silves encerra equipamentos culturais, desportivos e serviços no dia 1 de maio

euribor

Euribor sobe a três e a seis meses e desce a 12 meses

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728