Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Silves para 2024 foram aprovados

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Silves para o ano de 2024 foram aprovados por maioria na Câmara Municipal, com os votos a favor da CDU (4) e as abstenções dos vereadores do PSD (2) e do PS (1). Em sede de Assembleia Municipal os documentos foram aprovados com os votos a favor da bancada da CDU (12), as abstenções das bancadas do PSD (8) e do PS (6), e o voto contra do membro do Chega.

A proposta de orçamento inicial atinge os 72 milhões de euros, representando o acréscimo de 6,6 milhões de euros, comparativamente a 2023, cujo orçamento ascendeu a 65,4 milhões de euros.

Prevê-se que as receitas correntes atinjam 55,6 milhões de euros e as despesas correntes o valor de 47 milhões de euros. As receitas de capital apontam para 8,6 milhões de euros e as despesas de capital (investimento) para 24 milhões de euros, sendo este último valor um indicador fundamental da grande dinâmica municipal em termos de concretização de projetos e obras.

A título de exemplo, destaque para a Variante ao Perímetro Industrial do Algoz, a Requalificação da Rua D. João II em Armação de Pêra, a Repavimentação da estrada de Benafátima/Nave Redonda (São Marcos da Serra), a Repavimentação da EM Algoz-Limite do concelho, a Requalificação da Rua das Telecomunicações e envolvente (S.B. Messines), a Requalificação do Centro Histórico de S. B. de Messines, a Requalificação do Acesso à Estação de Silves e da Urbanização do Cerro de São Miguel, a finalização da Escola EB1 de Alcantarilha e do Bairro do Progresso (Silves), a Beneficiação/Adaptação funcional dos Centros de Saúde de Armação de Pêra, S. B. de Messines, Alcantarilha, Tunes, Silves, a deslocalização do Centro de Saúde de São Marcos da Serra, a Conservação e Restauro da Ponte Velha de Silves, a Reabilitação, Conservação e Restauro das Muralhas da Almedina de Silves, a pavimentação da Estrada Real em Tunes, a Reabilitação da Urbanização da Senhora do Pilar e arruamentos adjacentes (Algoz), a Construção de Novo Reservatório de Água no Monte de São José e nova Estação Elevatória de Água na Portela de Messines (S.B. Messines), Pista de Atletismo em Tunes e Polidesportivo no Algoz.

A atividade do Município de Silves prossegue num quadro de finanças públicas equilibradas e saudáveis, potenciando-se os recursos financeiros através do aproveitamento de fundos nacionais, fundos comunitários e outros meios externos, bem como do uso do planeamento plurianual, tendo como objetivo último a alavancagem do investimento e da capacidade de realização da autarquia nos vários domínios de intervenção.

Os documentos previsionais ora aprovados, que orientam a gestão municipal, assentam em 31 linhas de orientação estratégica que, por sua vez, sustentam a intervenção autárquica de forma abrangente, integrada e alicerçada na definição de prioridades.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728