Obras do concelho de Faro foram distinguidas com o prémio de arquitetura do Algarve

Três obras realizadas no concelho de Faro foram distinguidas pela organização do Prémio de Arquitetura do Algarve.

A “Requalificação da Mata do Liceu” (pertença do Município de Faro), localizada junto à Escola Secundária João de Deus, da autoria do gabinete Loff, Landscape Office, recebeu o 1.º prémio, na categoria Arquitetura e Paisagem; a “Casa 1923”, também situada na cidade sede de concelho, da autoria do gabinete PAr Plataforma de Arquitectura, foi agraciada com o 1.º prémio, na categoria Casa Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar; e, por fim, a “Casa Luum”, edificada na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, da autoria do gabinete Pedro Domingos Arquitetos, obteve uma Menção honrosa, na categoria Casa Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar.

A cerimónia de entrega destes galardões teve lugar no passado dia 24 de fevereiro, na Câmara Municipal de Lagos, tendo estado presentes, em representação da autarquia farense, a Vereadora das Infraestruturas e Urbanismo, Sophie Matias e o Arq.º Filipe Cunha.

O Prémio de Arquitetura do Algarve é atribuído anualmente, pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos e já vai na sua terceira edição. Destina-se a premiar os autores de obras construídas, públicas ou privadas, tendo como objetivo a promoção da qualidade da arquitetura e da paisagem na região. Os vencedores de cada categoria recebem 2.000,00 € (dois mil euros) e o Júri é composto por profissionais da área.

O prémio contempla várias categorias, sendo que, nesta edição, foram elegíveis todas as obras concluídas entre o dia 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2023 (5 anos), com licença de utilização emitida, ou, no caso de obras públicas, com documento comprovativo da respetiva receção provisória.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728