Obra sobre a arquitetura do SAAL Algarve é apresentada na Biblioteca Municipal de Silves

Bairro da Associação Progresso, em Silves, é destacado neste livro

A Biblioteca Municipal de Silves acolhe no próximo dia 22 de outubro, pelas 15h00, a apresentação do livro “Cidade Participada: Arquitetura e Democracia – Algarve. Operações SAAL”, por Alexandre Alves Costa, Ana Alves Costa e Miguel Reimão Costa.

Esta publicação, que incide sobre a região do Algarve, é o 4.º volume da coleção  “Cidade Participada: Arquitetura e Democracia”, e demonstra a coerência que o SAAL comportou neste território – uma coerência resultante, entre outros fatores, do quadro das relações entre as associações de moradores e as equipas técnicas que, muito para além da elaboração dos projetos, participaram na divulgação e no acompanhamento do programa junto das comunidades. A partir da experiência pioneira do bairro da Meia Praia, nesta obra – coordenada por Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve) e por Ana Alves Costa (Universidade do Porto) – é, ainda, dada especial relevância ao bairro da Associação Progresso em Silves, entre outros.

Publicado pela editora Tinta da China, este volume teve o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Câmara Municipal de Silves, da Câmara Municipal de Olhão, do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da FAUP e do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, contando com textos de Alexandre Alves Costa, Ana Alves Costa, António da Cunha Telles, José Batista Alves, Miguel Reimão Costa, Vítor Ribeiro e Paulo Varela Gomes e com depoimentos dos participantes no processo José Veloso, José Maria Lopes da Costa, Manuel Dias e João Luís Correia.

De referir que o projeto editorial “Cidade Participada: Arquitetura e Democracia” é uma coleção composta por 10 volumes dedicados ao Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), em vigor entre 1974 e 1976, tendo como objetivo documentar, estudar e divulgar um conjunto diversificado de processos, projetos e bairros, contribuindo não só para um conhecimento mais completo da arquitetura portuguesa do pós‑25 de Abril de 1974, como também para a discussão sobre a construção da cidade contemporânea.

Informações adicionais poderão ser recolhidas junto da Biblioteca Municipal de Silves, através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

2024-072-Festival-Pirata-de-Olhão-2024-site

Piratas ‘invadem’ Olhão de 24 a 27 de julho

Economia portuguesa melhora

Rendas dos novos contratos de habitação sobem 10,6% em 2023 para 7,21 euros/m2 – INE

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728