O Município de Lagoa, a Fábrica da Igreja Paroquial de Ferragudo e a Junta de Freguesia de Ferragudo celebram protocolo de colaboração para a construção da sede dos Escuteiros Marítimos de Ferragudo

O Município de Lagoa, a Fábrica da Igreja Paroquial de Ferragudo e a Junta de Freguesia de Ferragudo celebraram, no passado dia 16 de dezembro, um protocolo de colaboração que irá permitir aos Escuteiros Marítimos de Ferragudo terem uma sede.

Há muitos anos que os Escuteiros Marítimos de Ferragudo reivindicavam melhores condições para o desenvolvimento da sua atividade, nomeadamente uma sede para receber as crianças e jovens do seu agrupamento. No passado dia 16 de dezembro, em pleno convívio de Natal, foi dado o primeiro grande passo para a concretização da pretensão, a que podemos chamar “sonho”, dada a longa espera. Foi celebrado um protocolo de colaboração que permitirá iniciar as obras necessárias para que a sede de escuteiros passe a ser uma realidade.

No protocolo de colaboração celebrado, cabe ao Município de Lagoa apoiar financeiramente os custos do projeto de arquitetura e todas as especialidades legalmente exigíveis, para a construção do edifício, bem como o custo da execução da obra, através de um subsídio atribuído à Fábrica da Igreja Paroquial de Ferragudo, no valor de 150 mil euros, e o acompanhamento técnico da mesma.  

 A Fábrica da Igreja Paroquial de Ferragudo concedeu o terreno onde irá ser construída a sede dos escuteiros, situada no Adro da Igreja de Ferragudo, anteriormente ocupado com o cemitério e, posteriormente, com um campo de jogos, e desde há muito em profundo estado de degradação. À Junta de Freguesia de Ferragudo cabe o compromisso de não obstaculizar a regularização patrimonial da área descoberta, visando a obtenção duma solução definitiva para o duradouro estado de abandono da área descoberta em causa e a sua afetação a um fim de interesse público.

O Agrupamento de Escuteiros Marítimos de Ferragudo tem atualmente cerca de 100 elementos, sendo o maior agrupamento do concelho e dos maiores da região do Algarve. Realiza as suas atividades, de há muitos anos a esta parte, em vários espaços localizados na vila de Ferragudo, andando, praticamente, com “a casa às costas” para conseguir concretizá-las.   

“É com enorme satisfação que demos este importante passo para oferecermos as condições necessárias para que o Agrupamento de Escuteiros Marítimos de Ferragudo continue a desenvolver as suas atividades de forma extraordinária, contribuindo de forma decisiva para a educação dos homens e mulheres de amanhã”, considerou o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

2024-072-Festival-Pirata-de-Olhão-2024-site

Piratas ‘invadem’ Olhão de 24 a 27 de julho

Economia portuguesa melhora

Rendas dos novos contratos de habitação sobem 10,6% em 2023 para 7,21 euros/m2 – INE

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728