“O Mar Começa Aqui” trouxe prémios para Lagos

O município de Lagos foi um dos seis premiados na edição 2021 do projeto “O Mar Começa Aqui”. Especificamente distinguida pelo trabalho desenvolvido com os seus alunos foi a Escola EB1 + JI de Santa Maria, que recebeu o 3.º prémio regional, atribuído pela empresa Águas do Algarve às pinturas mais criativas e melhor executadas.

Na segunda edição desta iniciativa – coordenada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) no âmbito dos projetos Eco-Escolas e ECO XXI, contando com o apoio de diversos parceiros, entre os quais as entidades gestoras de água e saneamento do grupo Águas de Portugal – participaram 124 municípios e 474 escolas, tendo sido apresentadas, para efeitos de concurso, 408 propostas de pintura de sargetas, das quais 316 foram concretizadas. No total, a nível nacional e regional, foram premiadas 19 escolas.

Lagos teve três eco-escolas a participar no projeto (a Escola Secundária Júlio Dantas, a EB1+JI de Santa Maria e a EB 2,3 Tecnopolis), as quais executaram 17 pinturas de sargetas situadas na envolvente dos respetivos estabelecimentos escolares. A ação aconteceu na semana comemorativa do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e do Dia Mundial dos Oceanos (assinalado a 8 de junho), contando com o apoio e orientação do LAC- Laboratório Atividades Criativas.

A iniciativa previa a atribuição de prémios para as escolas em função do desempenho no projeto, mas também para os municípios. A ABAE e seus parceiros premiaram seis municípios (sendo o município de Lagos um deles) e atribuíram sete menções honrosas, com base na participação, envolvimento e empenho do município na comunicação e disseminação do projeto. Neste âmbito, foi ainda realizado um Concurso a nível Nacional e quatro a nível regional para as escolas participantes, de acordo com a área geográfica de intervenção de cada um dos parceiros envolvidos neste projeto. Na região do Algarve, o 3º prémio foi atribuído pela Águas do Algarve à Escola EB1/JI de Santa Maria.

O projeto “O Mar Começa Aqui” tem como objetivos: compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; educar para uma cidadania ativa, incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica; e implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

Os prémios serão entregues no dia do Galardão Eco-Escolas 2021, que está agendado para o mês de outubro em Sintra, sendo que um dos prémios consiste na presença num calendário de 2022, através da imagem de uma sargeta pintada no município.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728