O Algarve vai receber um Fórum da União dos Exportadores da CPLP

A Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) está a preparar um grande Fórum da União dos Exportadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A novidade foi apresentada pelo coordenador do Secretariado de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique daquela associação, Júlio Ferreira, no decorrer de uma sessão sobre “Empreendedorismo e Desenvolvimento”, que decorreu esta Quinta-feira, 4 de Maio, em Portimão, no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Esse Fórum será uma oportunidade para as empresas algarvias estreitarem contactos com empresários e responsáveis de entidades públicas dos países da CPLP, mostrarem os seus produtos e serviços e, eventualmente, fecharem logo negócios. Haverá um conjunto de visitas a empresas da região e também “uma mostra de produtos de empresas da região que queiram exportar, a realizar no Portimão Arena”.

Este é um evento que já está a ser preparado, que envolve uma logística de grande dimensão e que está agendado para Janeiro do próximo ano. 

A sessão “Empreendedorismo e Desenvolvimento” levou ao ISMAT três empresários de diferentes áreas, Janine Medeira, Sandra Oliveira e Ângelo Lobo, para um debate moderado por Rui Rosa, da Associação de Estudantes daquela instituição.

Ângelo Lobo dirige a My Dynamic, uma empresa que desenvolve a sua actividade na vertente da produção de eventos e fabrico e aluguer de equipamentos de animação e lazer. Está sediada em Lagos, mas já ultrapassa largamente as fronteiras da região, uma vez que tem uma filial em Sintra. Nesta altura, a empresa “conta com 12 trabalhadores e tem mais de um milhão de euros investidos”.

Outra das intervenientes foi Sandra Oliveira, que dirige a Naturboticae, uma empresa que se dedica à área dos produtos, medicinas e terapias naturais, com duas lojas, uma em Lagos e outra em Lagoa. Para além de empresária, é também coordenadora da ACRAL de Lagos, daí que se justifique o desabafo feito de que “o tempo é um dos factores mais difíceis de gerir”.

A solução para o seu problema, que é, no fundo, o de quase todos os empresários, passa por delegar tarefas em funcionários em quem confiam e que têm competências técnicas específicas. Para que isso seja possível, defende que é importante a estabilidade, ao nível dos recursos humanos.

Janine Medeira falou da sua opção de largar a carreira de formadora de turismo e docente universitária para se dedicar, a tempo inteiro, a um blog sobre poupança, o “Poupadinhos e com Vales”, que ganhou o título de Melhor Blog do Ano de 2016 na sua área. Trata-se de uma profissão relativamente recente, possível graças aos instrumentos disponibilizados pelas novas tecnologias.

Uma caso que está longe de ser único. “Estão, cada vez mais, a aparecer profissões novas em áreas que nunca imaginaríamos” e, seguramente, muitas das que ‘darão cartas’ no futuro ainda nem sequer existem nesta altura, referiu o director Científico e Pedagógico do ISMAT, Rui Loureiro.

Trata-se, naturalmente, de uma circunstância, que referiu, deve fazer reflectir quem tem como tarefa preparar os profissionais do futuro. Isso implica que haja uma ligação cada vez maior das instituições de ensino e formação com as empresas para que, o mais rapidamente possível, os seus responsáveis tenham a noção de que tipo de profissionais elas já precisam nesta altura e vão necessitar no futuro. Da parte do ISMAT, garantiu que essa abertura e ligação às empresas e instituições públicas já existe, é para continuar e para ser fomentada.

Aliás, esta sessão decorreu integrada no âmbito do projecto ISMAT PROJETA, composta por uma série de iniciativas que teve, exactamente, como objectivo divulgar e promover a oferta de ensino existente e estreitar ligações com entidades externas à instituição.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728