Novas rotas culturais debatidas em Lagos

Decorreu no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI o seminário participativo “Lagos: Cultura e Património Edificado – Diversificação de Rotas Culturais”, iniciativa que integra o projeto SuSTowns, da qual Lagos é cidade-piloto.

O projeto tem efetuado diversas atividades no concelho lacobrigense, visando explorar, conjuntamente com a comunidade lacobrigense, propostas alternativas de rotas culturais com base num turismo mais sustentável.

A abertura do seminário ficou a cargo de Sara Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Lagos, e de Adão Flores, da equipa do SuSTowns. Sara Coelho referiu a “importância da sustentabilidade do turismo numa lógica de ganho-ganho”, em que se promove o destino de um ponto de vista turístico, mas reforçando a identidade local e o envolvimento da comunidade com a sua terra. Já Adão Flores mencionou o papel fundamental das autarquias enquanto operadores turísticos na linha da frente, o qual deve ser “assumido e reforçado”.

Foram então apresentadas algumas propostas de novas rotas culturais, tanto para visitantes, como para residentes e baseados em conceitos de “sustentabilidade, inclusão e estética” (Nova Bauhaus Europeia), as quais resultaram do trabalho desenvolvido até agora. Rota Sensorial Batentes “Mão de Fátima”, Rota Património Arquitetónico Ferro Fundido e/ou Forjado (romantismo e arte nova), Rota de Turismo Militar (terrestre, naval e subaquático), Rota de Património Religioso, Rota dos Piratas e Corsários e Rota Literária de Sophia de Mello Breyner Andresen foram alguns dos projetos apresentados, sendo que, com moderação de Manuela Rosa, Coordenadora do SuSTowns, os participantes do seminário tiveram a oportunidade de sugerir mais algumas como a Rota da Doçaria, Rota da Azulejaria, Rota de D. Sebastião e Rota do Infante. As novas propostas serão agora aperfeiçoadas para uma nova apresentação e auscultação do público, que será anunciada brevemente. A sua eventual implementação permitirá diversificar e descentralizar a oferta cultural no concelho, possibilitando que tanto turistas como residentes possam conhecer mais sobre Lagos e a sua história.

Recorde-se que o SuSTowns – Enhancing Sustainable Tourism in Small Fascinating Med Towns é financiado pelo FEDER e pelo IPA e envolve sete países (Albânia, Croácia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal) e dezoito localidades, entre as quais Lagos, enquanto stakeholder da Universidade do Algarve, uma das entidades parceiras do projeto.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728