Noites da Lua Nova revelam património escondido

“Noites da Lua Nova”, é uma atividade que a Associação Música XXI leva a cabo a partir do dia 14 de outubro e que permitirá “desocultar” algum património escondido e pouco conhecido.

O desafio é descobrir alguns tesouros do património mais reservado de Faro, convidando o público interessado a inteirar-se sobre o que se esconde por detrás das frontarias.

O primeiro monumento a abrir as suas portas será o Seminário de S. José de Faro, que, como sítio de recolhimento e oração, manterá alguns dos seus espaços vedados ao público. Ainda assim, os participantes poderão, a partir das 21h00, inteirar-se da história daquela instituição, quer através do enquadramento histórico-cultural, a cargo de Andreia Fidalgo, docente na Universidade do Algarve, quer através do testemunho do Reitor do Seminário, Padre António de Freitas.

A descoberta deste monumento implicará a realização de um percurso pelo seu interior, ao longo do qual surgirão momentos culturais, protagonizados pelo coro de câmara da Sé Cantate Domino, dirigido pelo maestro Rui Jerónimo; pelo consort de flautas F3, composto pelas intérpretes Patrícia Martins, Marta Rijo e Eva Domingos; e, ainda, pela poesia dita pelo ator António Gambóias.

O projeto “Noites da Luas Nova” pretende que, na fase da lua que representa o período mais fértil para se dar início a tudo o que for inovador, se possa começar uma nova proposta de descoberta e revelação do património da cidade.

A iniciativa teve financiamento da Câmara Municipal de Faro e da Direção Regional da Cultura do Algarve e o apoio do Seminário de S. José, de Faro.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728